Uma das carreiras mais promissoras no mundo atual é a de programação. Aliás, os brasileiros são bastante interessados por linguagens de programação; e o mercado de Tecnologia da Informação está bem aquecido por aqui. Mas como ser bem-sucedido na área? Não sei se você, caro leitor, pensa como eu, mas tem vezes que tenho a impressão de que sempre estamos "correndo atrás da máquina". Assim, aprendemos um programa e o mercado nos exige entendimento de outro. Por isso, seria bom estarmos sempre atentos às informações divulgadas nas mídias sobre quais as principais tendências do setor que buscamos trabalho. Isso inclui as ferramentas mais buscadas pelas empresas de programação.
Mas o que é programação?
Para você que desconhece o que é programação, ela é usada para o desenvolvimento e controle, por meio de softwares, de uma série de aparelhos tecnológicos fundamentais para as mais variadas áreas da economia. Inclusive, alguns fazem parte do nosso dia-a-dia. Já ouviu falar, por exemplo, da Amazon? Pois seus servidores se valem de programação.
Já a linguagem de programação podemos traduzir como instruções dadas num determinado "idioma digital" que permite que esses programas, que esses softwares, deem "ordens" de ações consecutivas, como para computadores e máquinas. Agora, sabia que existem 700 linguagens de programação? Bem, se você curte escrever códigos, terá facilidade em aprender várias delas. Mas aprender todas seria um pouco demais, não? Então, o certo é focar nas principais, nas mais utilizadas no momento.
E quais as linguagens mais usadas?
Bem, algumas você com certeza já ouviu falar, como Python, Java, Typescript, Linguagem R, SAS, HTML e CSS. Quer saber de outras? Blade, HashiCorp, Elixir, Kotlin, Go e Lua. E há ainda os chamados frameworks e bibliotecas, conjuntos de ferramentas para facilitar o trabalho de quem está em uma determinada área. Por que citei isso? Pois um dev front-end, por exemplo, teria provavelmente que estudar React para trabalhar com interfaces na criação de sites e aplicativos mais interativos.
Vamos filtrar essa lista? Aqui, no Brasil, a linguagem de programação mais buscada é a Python, seguida pela ferramenta de desenvolvimento Java. O motivo que alguns especialistas apontam para isso é a facilidade de aprendizado somado ao fato de que podem ser aplicadas a produtos diferentes, como sites, aplicativos para celulares, computação gráfica, computadores, televisores, e Inteligência Artificial - muito utilizada hoje nas engenharias.
Agora, por que investir no aprendizado de algo que muitos já dominam? Pense bem, se você for especialista em linguagens e ferramentas mais atuais, cuja comunidade não é tão grande, é provável que até pudesse conseguir uma oferta maior - como em torno de R $8.000,00 - para preencher uma vaga onde a concorrência é menor. Bem, seria um tiro no escuro, claro.
LEIA MAIS
Por outro lado, a sociedade um dia precisará das pessoas que dominam os "velhos códigos" para conseguir manter funcionando certos softwares de grande importância para empresas do nosso mercado - ainda mais pensando que algumas tecnologias sempre chegam um pouco atrasadas para nós. E olha, a título de curiosidade, atualmente, a linguagem mais bem paga é a Delphi, R $8.500,00. O que acha?
Fica a dica: analise bem o mercado, como está a oferta e procura, e o perfil dos candidatos concorrentes. Depois, monte estratégias para se destacar e vá à luta!
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.