Pode-se dizer que, diante de tantos problemas que a nossa sociedade enfrenta - como pobreza -, chegar ao nível de ensino superior é uma grande conquista. Só isso já valeria um prêmio! Mas tem gente que vai além, muito além. Estuda porque ama, quer fazer a diferença ou sente o chamado de um propósito e vai atrás dos seus objetivos!
Um exemplo inspirador 'Made in Brazil'
A história contada neste artigo é de um brasileiro, estudante de doutorado na área de Engenharia Elétrica, que se dedicou a estudar um processo em transição que, em breve, todos os países precisarão passar, que é o dos investimentos para matrizes energéticas renováveis.
Allan Fagner Cupertino, de 29 anos, nascido em Coimbra, Minas Gerais, estudou em escola pública, graduou-se na Universidade Federal de Viçosa e fez seu mestrado na UFMG. Já recebeu duas premiações anteriores em elétrica da UFMG e pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. E agora é premiado simplesmente pela melhor tese do mundo pela pela Applications Society (IAS), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), nos Estados Unidos. Saiba mais a seguir!
Tema da pesquisa do estudante
O Brasil vive hoje a pior crise energética dos últimos 91 anos! Todos os problemas que enfrentamos agora é só um indicativo de que muitas decisões foram tomadas erroneamente ou estão sendo tomadas atrasadas. Mas, mesmo assim, é preciso continuar investigando e debatendo as tecnologias para geração de energia renovável em nosso país! E Allan elaborou uma pesquisa com o título 'Modelagem, projeto e estratégias de tolerância a falhas para compensadores estáticos síncronos baseados em conversores modulares multinível'.
Novo sistema
Na opinião do estudante, "Os brasileiros não deveriam pagar tão caro pela energia elétrica, tendo em vista o enorme potencial do país para geração de energia renovável". Só que os custos para os equipamentos que fariam esta produção no país ainda são muito caros impedindo a ampliação dessa tecnologia em território nacional. Mas é aí que entra a proposta de Allan, com um sistema que reduz perdas do equipamento e aumento da confiança e, consequentemente, diminuição do custo final, com operações de manutenção e mais - ou seja, sendo um ótimo custo-benefício.
"A minha tese não lida diretamente com fonte de energia renovável, mas trata de uma tecnologia muito importante para o desenvolvimento desse mercado. Vamos pensar numa hidrelétrica. Temos a água represada e, se abrirmos mais a comporta, conseguimos gerar mais energia."
"Na energia solar e eólica, não temos a comporta e não há maneiras de controlar isso [a produção], ficamos à mercê dos fenômenos climáticos. Por esse motivo, quando essa fonte começa a ter uma participação muito grande no sistema elétrico (...)."
E você, o que pensa disso? Concorda que devemos investir mais em energia limpa? Por certo, isso poderia garantir a qualidade de vida da população e diminuir os impactos ambientais no Brasil. Mas é claro que, para isso, seria preciso tecnologias que possibilitam estabilizar e melhorar a qualidade de energia frente à intermitência de geração, como afirma o estudante.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vamos torcer para que mais Allans surjam em nosso país, recebam o verdadeiro incentivo e reconhecimento de seus talentos. Precisamos de mais mentes brilhantes trabalhando pelo Brasil!
Veja Também: Estudante cria fusca movido à base de energia solar e eólica com sucata
Fontes: G1, Correio Brasiliense.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.