Engenharia 360

Qual o material mais forte na indústria da Engenharia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/11/2023 5 min
Imagem de Pixabay em Pexels

Qual o material mais forte na indústria da Engenharia?

por Redação 360 | 17/11/2023
Imagem de Pixabay em Pexels
Engenharia 360

Sempre ouvimos falar da resistência do aço - sobretudo a altas temperaturas -, composto de liga de ferro e carbono. Mas será que esse é o material mais forte dentre aqueles explorados pela indústria da Engenharia? O Engenharia 360 apresenta uma lista de materiais cientificamente considerados mais fortes que o aço, com base em suas performances distintas. Confira a seguir!

indústria da engenharia - materiais
Imagem de Pixabay em Pexels

Veja Também: Rumo às Metas Climáticas, ONU tem plano para descarbonizar o setor da construção

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Grafeno

Esse material seria 200 vezes mais forte que o aço. Por isso, ele é considerado como um dos materiais mais resistentes e duradouros explorados pela indústria da Engenharia. Detalhe: no passado, seu estado cristalino era mais valorizado - com uma folha de carbono de apenas um átomo de espessura. No entanto, estudos recentes indicam que o carbino supera suas propriedades de resistência.

indústria da engenharia - materiais
Imagem de @wirestock em Freepik

Madeira

Sim, existe uma madeira mais forte que o aço. Estamos falando do novo material desenvolvimento da Yamaha Motor Company para a indústria da Engenharia, substituindo plástico e metal em embarcações. Trata-se de uma solução de nanofibras de celulose derivadas de madeira (CNF), a partir de decomposição de polpa. Ela seria cinco vezes mais resistente que o aço. E existem planos para que possa ser usada em motores de motos de água a partir de 2024. A saber, a Yamaha também fechou uma parceria com a Nippon Paper Industries para expandir o uso desse material em larga escala e desenvolver outros derivados da madeira.

indústria da engenharia - materiais
Imagem de FWStudio em Pexels

Nitreto de boro hexagonal

O nitreto de boro hexagonal (h-BN) é um material bidimensional recém-revelado pelos cientistas da indústria da Engenharia. Ele seria 10 vezes mais resistente que o grafeno, isso por conta da assimetria de sua estrutura, que faria com que as fraturas das peças se ramificam, impedindo-as de se propagarem diretamente. A título de curiosidade, ele seria uma excelente opção para fabricação de eletrônicos flexíveis, dispositivos médicos vestíveis e reforço de materiais frágeis.

Veja Também: A 'Madeira' Sustentável feita de Arroz e PVC pela Braskem no Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Carbino

O carbino é atualmente considerado o material mais resistente do mundo, superando o diamante e o grafeno em termos de tração. Pesquisadores da Rice University afirmam que o carbino possui o dobro da resistência à tração do grafeno e três vezes a do diamante. Este material, composto por uma cadeia de átomos individuais, é estável em temperatura ambiente e demonstrou ser cerca de 200 vezes mais forte que o aço.

indústria da engenharia - materiais
Imagem de vetor_corp
em Freepik

Titânio

O titânio é mais um material que, assim como o aço, oferece muitos benefícios para a indústria da Engenharia de alto desempenho, como a Aeroespacial, principalmente por conta de suas propriedades químicas e físicas superiores. Por exemplo, alta resistência à corrosão, absorção de impacto e relação força-peso em ambientes desafiadores. Então, quer dizer que, dependendo do cenário, o titânio pode ser mais forte do que certos tipos de aço. Só lembrando que esse não é o único fator a ser considerado na hora de escolher material para projetos de Engenharia.

indústria da engenharia - materiais
Imagem de VecMes
em Freepik

2DPA-1

Esse material, o 2DPA-1, teria sido desenvolvido por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseado em polímeros bidimensionais que se auto-organizam em folhas, resultando em uma substância extremamente forte e fina. De acordo com dados coletados em testes, ele seria mais resistente do que o aço e tão leve quanto o plástico; difícil de quebrar e impermeável a gases. A ideia é que ele possa ser empregado em design de carros, telefones e pontes, por exemplo.

Veja Também: Indústria Automotiva usa Biopolímeros Reforçados para Carros Futuros

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bambu

O bambu é popularmente chamado de o "aço verde" da indústria da Engenharia Civil. O fato é que sua resistência à tração seria comparável ou até superior à do aço, especialmente quando consideramos seu próprio peso. E os pesquisadores valorizam muito o material por ser de fácil obtenção, além de poder ser utilizado em vários sistemas construtivos - como de coberturas, fechamentos e até fundações -, e combinado com outros materiais, como o concreto. O problema é que ainda faltam bons fornecedores e mão de obra especialista na sua utilização.

indústria da engenharia - materiais
Imagem de Archie Binamira em Pexels

Bônus | Outros materiais considerados como os mais resistentes do mundo

  • Lonsdaleíta e wurtzita de nitrato de boro: Mais duras que o diamante, mas raras.
  • Sedas de aranha: Destacadas pela resistência biológica excepcional.
  • Carbeto de silício: Fundamental em estruturas robustas, como tanques de guerra.
  • Nano-Kevlar: Possui uma estrutura rígida e altamente resistente.
  • Diamante: Uma das substâncias mais duras na Terra.
  • Nitreto de boro: Teoricamente 18% mais duro que o diamante.
  • Dyneema (UHMWPE): Fibra comercializada como a mais resistente, capaz de parar balas.
  • Metal amorfo: Vidro de micro ligas de paládio, considerado o material mais durável.
  • Buckypaper: Material de nanotecnologia feito de moléculas de carbono, 500 vezes mais forte que o aço e 10 vezes mais leve.
  • Ósmio, aço maraging e vidro metálico: Destacados por suas propriedades de resistência em aplicações aeroespaciais e de ferramentas.

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás, Inovação Tecnológica, Olhar Digital, AECWeb, Brasil Coleta.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo