Engenharia 360

Rumo às Metas Climáticas, ONU tem plano para descarbonizar o setor da construção

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/11/2023 | Atualizado em 29/11/2023 3 min
Foto de Quang Nguyen Vinh: https://www.pexels.com/pt-br/foto/bastoes-de-construcao-2138126/

Rumo às Metas Climáticas, ONU tem plano para descarbonizar o setor da construção

por Redação 360 | 02/11/2023 | Atualizado em 29/11/2023
Foto de Quang Nguyen Vinh: https://www.pexels.com/pt-br/foto/bastoes-de-construcao-2138126/
Engenharia 360

Neste texto, o Engenharia 360 comenta um relatório publicado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que enfatiza a urgência de mudarmos nossas ações. O documento enfatiza que precisamos agir agora para conter o aquecimento global e limitá-lo a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Isso inclui mudar as práticas na construção civil para escolhas mais sustentáveis, que demandam menos energia, e que emitem menos carbono na atmosfera.

Aliás, vale destacar que o setor da construção civil é responsável hoje por 37% das emissões globais. Há muito carbono incorporado em seus materiais; poucas reutilizações, reciclagens e reusos; e raras ações para diminuir a pegada de carbono. Ao mesmo tempo, a janela de oportunidades de negócios voltados ao combate das mudanças climáticas está se fechando rapidamente. Por isso, está mais do que na hora de agirmos para mitigar o impacto de nossas ações sobre a natureza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

construção civil
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/equipamento-pesado-amarelo-e-preto-perto-de-edificio-inacabado-534220/

O que é necessário para reverter o cenário do aquecimento global?

Não é segredo algum que já estamos vivendo uma nova era, bastante dramática, consequência das mudanças climáticas aceleradas pelo aquecimento global causado, sobretudo, pelas emissões de gases de efeito estufa. A perspectiva é que haja até o final do século o aumento de 3,2 graus Celsius - que pode parecer pouco, mas não é. E, infelizmente, todo o movimento global realizado neste momento não está sendo suficiente para frear essas mudanças.

Para manter o aquecimento abaixo de 1,5 graus Celsius, o relatório da ONU destaca ações urgentes. Isso inclui cortes de emissões e uso de combustíveis fósseis em grandes setores da indústria, como agricultura, transporte, energia e construção civil. Depois, maior preservação e plantio de árvores. Também menos consumo de carne. E, por fim, mais investimento em novas tecnologias, sobretudo para remoção de dióxido de carbono da atmosfera.

Qual é a proposta para cortes maciços de emissões no setor da construção?

Especialmente pensando na construção civil, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) junto do Centro de Ecossistemas + Arquitetura da Universidade de Yale propõe cortes drásticos de emissões.

construção civil
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-com-colete-de-seguranca-amarelo-subindo-na-escada-159358/

Veja Também: Petrobras Anuncia o Lançamento da Primeira Gasolina Carbono Neutro no Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para descarbonizar este setor, são oferecidas soluções como:

  • Evitar o desperdício: Reduzir emissões construindo menos e reutilizando edifícios existentes, usando menos materiais na construção e promovendo a reutilização e reciclagem.
  • Mudar para materiais renováveis de base biológica: Incluir madeira, bambu e biomassa, reduzindo as emissões compostas em até 40% no setor até 2050, mas requerendo políticas e apoio financeiro.
  • Melhorar a descarbonização de materiais convencionais: Priorizando a eletrificação da produção com energias renováveis, o aumento da utilização de materiais reutilizados e reciclados, e a implementação de tecnologias inovadoras.

Além disso, o relatório destaca a importância de políticas, certificações, educação e regulamentações para incentivar práticas circulares em toda a cadeia de construção, desde a extração até o descarte de materiais, a fim de reduzir as emissões de carbono no setor.

Veja Também:

Domine o Detalhamento de Estruturas em Concreto Armado: Boas Práticas e Dicas Essenciais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os exemplos de estratégias de descarbonização utilizadas em diferentes países?

De fato, alcançar as metas propostas pela ONU não é tarefa fácil. Aliás, incentivar e passar a fazer escolhas mais sustentáveis é um desafio para o setor da construção civil. No exterior, muitos países estão trabalhando para a descarbonização da sua economia. Um exemplo é o aumento no uso de materiais de base biológica. Também maior apoio a projetos que preveem reciclagem, reutilização e diminuição do desperdício nas obras. E, por fim, investimentos em sistemas e técnicas que gastam e dependem menos de combustíveis fósseis e energia elétrica.

construção civil
Foto de Jay York: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-negocio-empresa-computador-15764116/

Veja Também:


Fontes: UNEP.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo