Engenharia 360

Evaporadora e condensadora: entenda a diferença entre as duas partes do ar-condicionado

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/01/2024 4 min
Imagem de pressfoto em Freepik

Evaporadora e condensadora: entenda a diferença entre as duas partes do ar-condicionado

por Redação 360 | 10/01/2024
Imagem de pressfoto em Freepik
Engenharia 360

Com o aumento das temperaturas, é quase impossível não ligar o ar condicionado. Mas apesar de hoje dependermos demais desses aparelhos, sabemos muito pouco sobre o seu funcionamento, não é mesmo? O Engenharia 360 te conta que os aparelhos de ar condicionado são compostos de duas partes principais, sendo a evaporadora e a condensadora. Cada uma dessas partes tem, obviamente, uma função bastante específica, impactando o processo de refrigeração dos ambientes. Continue lendo este artigo para saber mais!

O que é e como funciona uma evaporadora?

evaporadora e condensadora de ar condicionado
Imagem de lifeforstockem Freepik

Dentro do aparelho de ar condicionado, a unidade interna é chamada de evaporadora. A mesma é composta de alguns componentes, a começar pela válvula de expansão, que serve para reduzir a pressão do 'fluido de refrigeração', fazendo com que absorva calor. Também há o ventilador e uma peça que realiza a troca de calor entre ar ambiente e fluido refrigerante. E o filtro, que retém impurezas do ar, evitando obstrução do fluxo de ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É na evaporadora que o ar quente do ambiente é resfriado e direcionado para o ambiente.

Resumindo seu funcionamento, tudo começa com o fluido refrigerante líquido enviado à válvula de expansão, que reduz sua pressão. Depois que ele deixa de ser líquido e passa a ser gasoso, percorre o trocador de calor, que absorve o calor do ambiente. E, por fim, o ar é resfriado e jogado de volta para o ambiente.

Veja Também: Guia Completo: Como Calcular os BTUs Ideais para Seu Ar-Condicionado

O que é e como funciona uma condensadora?

evaporadora e condensadora de ar condicionado
Imagem de Freepik

Falamos da unidade interna do ar condicionado, que é a evaporadora. Agora, a unidade externa é a condensadora. Ela é composta de um compressor cuja função é comprimir o fluido refrigerante. Também tem o trocador de calor, que citamos antes, por onde ocorre a troca de calor entre o fluido refrigerante e o ar externo. E, para completar, o ventilador que impulsiona essa circulação de ar pelo trocador.

É na condensadora que o calor absorvido pelo fluido refrigerante na evaporadora é liberado para o ambiente externo.

Resumindo seu funcionamento, tudo começa com o fluido refrigerante, em estado gasoso, absorvendo o calor da evaporadora e encaminhando para o compressor, que comprime o fluido refrigerante, fazendo com que ele aumente sua temperatura. Por fim, o fluido quente passa pelo trocador de calor, onde libera calor para o ar externo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a principal diferença entre evaporadora e condensadora de ar condicionado?

Podemos concluir, portanto, que o que difere evaporadora de condensadora em aparelhos de ar condicionado é, em principal, a função no processo de refrigeração dos ambientes. Recapitulando, a evaporadora - que é aquela unidade instalada dentro dos cômodos - resfria o ar ambiente. Já a condensadora - que é aquela parte instalada no lado de fora das edificações - libera o calor absorvido pelo fluido refrigerante na evaporadora.

evaporadora e condensadora de ar condicionado
Ilustração disponibilizada por macrovector em Freepik
evaporadora e condensadora de ar condicionado
Imagem reproduzida de portaleletricista.com.br em Pinterest

Veja Também: 6 Dicas Essenciais para Manter o Conforto Térmico em Sua Casa

Bônus | Dicas sobre cuidados com evaporadora e condensadora de ar condicionado

Você precisa estar atento a algumas questões para que o ar condicionado de sua casa ou escritório funcione de forma eficiente e por mais tempo, dependendo de menos manutenção. O primeiro cuidado é conferir se as unidades evaporadora e condensadora estão realmente instaladas em locais adequados. Ademais, que elas peguem menos luz solar possível. Especialmente a condensadora deve ser colocada em um local bem arejado e protegido de chuva.

Por fim, é preciso manter o filtro da evaporadora sempre limpo - realize essa tarefa a cada duas semanas ou pelo menos uma vez por mês, a depender da frequência de uso do aparelho. E a condensadora deve ser limpa com uma regularidade de uma vez a cada seis meses ou uma vez ao ano, a depender das condições do ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Blog CentralAr.com.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo