Sabia que se usarmos para climatização de ambientes ar-condicionado com capacidade inferior podemos ter problemas? Antes de adquirir um aparelho, é preciso fazer o cálculo da capacidade necessária em BTUs ou British Thermal Units. Essa é a medida que garante o desempenho ideal do aparelho.
Vamos explicar melhor! Um ar-condicionado subdimensionado, ao tentar refrigerar um espaço grande demais, pode apresentar falhas em seu funcionamento, sem conseguir alcançar a temperatura desejada e estragando rapidamente. Por certo, o esforço demasiado que ele fará também pode aumentar o consumo de energia elétrica. Mas você pode evitar tudo isso, seguindo as recomendações apresentadas neste texto do Engenharia 360. Confira!

O que considerar ao calcular os BTUs necessários para um espaço?
Vamos recapitular qual o objetivo na realização de cálculo de BTUs. Bem, é escolher o modelo de ar-condicionado certo para assegurar um ambiente mais agradável. Isso levaria a um resfriamento eficiente e economia a longo prazo, sobretudo de manutenção do aparelho.
BTU é a unidade que determina a potência de refrigeração ou aquecimento de um ar-condicionado. O que você precisa saber por enquanto é que quanto mais BTUs um aparelho tiver, maior será a sua capacidade de modificar a temperatura do ambiente.
Antes de realizar qualquer cálculo, a primeira coisa que precisa ser conferida é o tamanho, em metros quadrados, do espaço que deve ser climatizado. Depois, a quantidade de pessoas que irão habitar o local. A quantidade de lâmapadas e aparelhos eletrônicos instalados na zona. A altura do pé-direito e abertura de vãos. E, por fim, a incidência solar e mais características dessa região climática. Tudo isso influenciará na necessidade de BTUs do aparelho!
Veja Também: Quais aquecedores são melhores para o inverno?
LEIA MAIS
Quais são os diferentes tipos de BTUs de ar-condicionado e suas capacidades?
Quase todos os modelos de ar-condicionados mais modernos incluem o sistema 'Inverter', conhecido por ajudar no controle de consumo de energia. É que ele evita que o aparelho fique ligado por muito tempo, mantendo a temperatura ambiente mais estável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Atualmente, no mercado, há diferentes tipos de ar-condicionados à venda. As capacidades variam de 7.500 BTUs para espaços menores até 60.000 BTUs para áreas maiores. E ainda há a oferta de recursos específicos, como de controle por voz, para otimizar o desempenho e economia de energia.
Observação: A informação sobre o BTUs de um aparelho de ar-condicionado deve ser encontrada na embalagem do produto. Também é possível consultar tais informações com os vendedores nas lojas, no site de vendas e através dos canais de comunicação dos fabricantes.

Veja Também: Eficiência energética: como diminuir o consumo por energia quando se aumenta a demanda?
Qual é a fórmula para calcular os BTUs de um ar-condicionado?
De forma muito resumida, diz-se que podemos simplificar este cálculo somando de 600 a 800 BTUs por metro quadrado de ambiente - sem desconsiderar as condições específicas do espaço, claro. Esses 600 BTUs, por exemplo, vem do quê? Bom, poderia estar relacionado a 600 por pessoa ou 600 por aparelho que gera calor. Já um número de 800 BTUs seria indicado para um local que recebe mais luz solar diretamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Digamos que considerássemos 600 BTUs. Se o ambiente tivesse 20m², a capacidade necessária seria aproximadamente 20m² x 600 BTUs/m² = 12.000 BTUs. Essa é a estimativa geral. Mas em caso de dúvida, sempre é recomendável consultar um profissional para um cálculo mais preciso.
Confira nas imagens a seguir mais indicações de quantidade de BTUs por metro quadrado de ambiente:

Veja Também:
Fontes: TechTudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.