Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Painel solar feito de restos de vegetais funciona mesmo em dias nublados

por Gabriela Glette | 04/01/2021

O estudante de 27 anos Carvey Ehren Maigue, da Universidade de Mapua, inovou e criou um painel solar feito de restos de vegetais.

Painéis solares já são uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Ainda bem. Nas Filipinas, o estudante de 27 anos Carvey Ehren Maigue, da Universidade de Mapua, inovou e criou um painel solar feito de restos de vegetais. Apelidado de AuREUS System Technology, a tecnologia criada por ele é capaz de aproveitar raios UV para gerar energia limpa e, além de tudo, funciona mesmo em dias nublados.

Carvey Ehren Maigue, criador do painel solar
imagem da James Dyson Foundation

Isto acontece porque seu painel funciona através de um sistema de raios ultravioletas, conseguindo assim gerar eletricidade mesmo em dias nublados, à medida que as partículas absorvem a “luz invisível” dos raios e podem produzir eletricidade 50% do tempo. O resultado é que seu painel solar tem um aproveitamento mais alto do que os convencionais.

estudante segurando painel solar
imagem da James Dyson Foundation

O estudante transforma restos de frutas e vegetais em um material durável, translúcido e moldável, que faz uso de partículas específicas de alguns vegetais que possuem a mesma capacidade. A inspiração veio do fenômeno da aurora boreal. Coloridos, sua criação e dá novo destino a dejetos que teriam como destinação certa o lixo.

preparo do material para fazer o painel
imagem da James Dyson Foundation

Fabricação do painel solar

O mais impressionante é que o processo é relativamente simples. As partículas extraídas dos vegetais ficam suspensas em uma resina que pode ser moldada e aplicada em estruturas já existentes, como janelas e fachadas de edifícios. Vencedor do prêmio Dyson Prize, que reconhece tecnologias desenvolvidas ao redor do mundo, o jovem irá utilizar o prêmio de US$ 40 mil para continuar investindo no projeto. “Quero criar uma maneira melhor para gerar energia renovável, que use recursos naturais disponíveis e fosse mais acessível para as pessoas. O objetivo é encontrar caminhos possíveis para um futuro sustentável e regenerativo”, explicou.

painel solar colorido em edifício
imagem da James Dyson Foundation
Imagem do painel com vegetais ao fundo
imagem da James Dyson Foundation
imagem do painel solar colorido
imagem da James Dyson Foundation

Fontes: Época Negócios e Arch Daily

O que você achou da ideia? Comente!

Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.

Comentários