Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cientistas chineses criam painel solar que gera energia na chuva (sim, você leu direito!)

por Fabio Doom | 29/12/2016
Copiado!

Energia solar funciona na chuva? Quando se pensa em painel solar, obviamente, pensamos em geração de energia através do sol. O objetivo principal é esse, claro, mas que fica prejudicado em dias chuvosos e nublados. Foi pensando nessa problemática que cientistas chineses criaram um conceito diferenciado e muito funcional.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


A equipe dos profissionais Qunweu Tang, Xiaopeng Wang, Peishi Yang e Benlin He desenvolveu uma placa fotovoltaica que, além dos raios solares, ainda usa as gotas da chuva para produzir energia. Sendo assim, não há clima ideal para esse processo, a disponibilidade é frequente.
Segundo os desenvolvedores, o máximo do painel solar é uma camada de grafeno que é introduzida na superfície das placas. Além de um bom condutor de eletricidade, ainda serve para revestir células solares. Apenas com um átomo de espessura, o grafeno liga uma série de elétrons positivamente, chamada de interação ácido-base de Lewis pelos cientistas.
Quando o sal presente nas gotas de chuva se separa em íons, a ligação e aderência da água e do grafeno forma uma camada dupla tão forte com os elétrons de grafeno que é capaz de gerar energia. Assim, as células solares podem ser acionadas tanto pela luz do sol quanto pelos pingos de chuva, com uma eficiência de conversão ideal de 6,53%.
Para saber mais sobre esse painel solar e como é o procedimento em detalhes, confira o estudo na íntegra neste link.
Referência: Ciclo Vivo

Copiado!

Comentários