Engenharia 360

Conheça os 6 tipos de estruturas mais utilizadas pela construção civil

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 13/10/2022 | Atualizado em 28/11/2022 4 min

Conheça os 6 tipos de estruturas mais utilizadas pela construção civil

por Simone Tagliani | 13/10/2022 | Atualizado em 28/11/2022
Engenharia 360

É claro que podemos utilizar diferentes materiais para a construção de edifícios. E essa escolha é, em muitos casos, baseada nos tipos de estruturas que pretendemos fabricar – em canteiro ou em indústria -, no nosso orçamento, nas ofertas de mercado, nas estratégias para suporte de cargas ou nas estratégias visuais baseadas em visões arquitetônicas, de conforto ambiental, e além. Ou seja, vai depender da situação!

Sim, todo material tem suas vantagens e desvantagens, olhando para o projeto a ser executado. Por isso é que vale ter ao nosso lado a orientação de profissionais com conhecimento e experiência na área civil, como engenheiros e arquitetos. Porque precisamos ter a certeza da escolha; ou, do contrário, comprometer a segurança e a edificação simplesmente não ficar de pé. Lembrando que estruturas de edifícios são como esqueleto humano, onde cada elemento – fundações, paredes, lajes, telhado e etc. – terá um papel fundamental em seu contexto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os tipos de estruturas na construção civil

Estamos em um momento importante de evolução e modernização da indústria. Vemos um salto das tecnologias acontecendo, sobretudo focando mais na sustentabilidade. E óbvio que, ao longo do tempo, vimos e veremos mais e mais opções de estruturas. Mas, aqui, neste texto, falaremos dos 6 tipos mais utilizados na construção civil. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alvenaria Estrutural

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Renzeti Arquitetura e Construção

Começamos com uma das estruturas mais tradicionais do mundo desde a antiguidade, e muito vista no Brasil atual – como de construções padronizadas de apartamentos -, aquela feita com tijolos ou blocos de alvenaria – de cerâmica, pedra ou concreto. Ela tem função estrutural. E, justamente por isso, é mais complexa de sofrer manutenção. Por exemplo, nesse caso, não é aconselhável fazer remoções de paredes como acontece em criação de ambientes integrados. Também é muito difícil mudar pontos de água, esgoto, gás e eletricidade – pois nem sempre é possível “rasgar” novamente os planos.

Concreto

Concreto Armado

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Escola Engenharia

Pode-se dizer que este sistema construtivo é o mais utilizado no Brasil desde a segunda metade do século XX, com a utilização também de estruturas metálicas. A união desse material com o concreto é praticamente o casamento perfeito e provocou uma verdadeira revolução nas cidades do mundo todo, permitindo a construção de edifícios muito além de cinco pavimentos, porque a combinação apresenta boa resistência à tração e compressão. Com destaque para as novas fundações, conhecidas como sapatas.

Concreto protendido

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Construtora Fetz

Claro que o concreto armado apresenta grandes vantagens. Contudo, por vezes, o projeto exige mais, como a criação de vãos maiores, sem interferências espaciais de estruturas, como pilares. Pensando nisso, os engenheiros e arquitetos pesquisaram e apresentaram a solução do concreto protendido, com cabos de aço em seu interior, apresentando maior resistência à tração e vencendo grandes vãos. É esse o tipo de material que vemos em pontes, por exemplo.

Veja Também: Como fazer o controle tecnológico do concreto usinado?

Estruturas de Metal

Estruturas comuns

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Portal Metálica

Depois de um tempo, após muita investigação, os projetistas provaram o valor dos elementos em metal. Como dito antes, peças nesse material podem vencer grandes vãos. Mas existe, sim, uma resistência dos brasileiros em aceitar propostas de casas unifamiliares em estrutura metálica, por exemplo. Por isso, veremos muitas mais estações, torres e outras estruturas de maior porte em metal. Devemos destacar as incríveis treliças – estrutura metálica com composições triangulares, cuja união de vértices corresponde a nós -, ótimas para vencer grandes vãos, como de coberturas.

Steel Frame

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

Uma das alternativas mais modernas de estruturas é, certamente, esta. Porque é um modelo de construção seca, ou seja, sem utilização de água – algo positivo quando pensamos em sustentabilidade. Também apresenta menor taxa de desperdício. Nesse caso, usam-se peças metálicas que chegam prontas no canteiro de obra, aumentando a agilidade da construção. Mas é um pouco mais difícil encontrar mão de obra especializada em nosso país para executar obras assim.

Estruturas de madeira

tipos de estruturas construção civil
Imagem reproduzida de Construtora Casa Rápida

As construções em madeira já foram muito mais utilizadas em nosso país, especialmente nas regiões do sul, onde as temperaturas no inverno são mais baixas. Mas, por uma série de fatores, tem-se preferido evitá-la. Uma das justificativas é a dificuldade do controle de pragas, sobretudo em áreas de clima úmido. Mas vale citar, aqui, o sistema Wood Frame, muito utilizado na América do Norte, por exemplo. Ele apresenta quase as mesmas vantagens do Steel Frame. Mas é importante ponderar a qualidade, resistência e a origem deste material – como bem sabemos, precisamos combater, mais do que nunca, a extração de madeira ilegal no Brasil.

Veja Também: Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!


Fontes: Papo de Engenheiro.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo