Tijolos para casa 

Quantos é preciso? 

Simone Tagliani 01/06/2022

Em se tratando de construir ou reformar, é importante estabelecer a quantidade de materiais necessários. Este é um resumo do que se aprende sobre o consumo de blocos ou tijolos em qualquer obra. 

O método básico é multiplicar a área de parede pela quantidade de tijolos. Mas há variáveis importantes. Por exemplo, cada tipo de tijolo possui metragens diferentes e funções específicas. 

Variáveis importantes 

Os tijolos cerâmicos são os mais empregados em obras brasileiras, principalmente como elementos de vedação em edifícios. O rendimento desses modelos é de 25 e 17 peças por metro quadrado, respectivamente. 

Tijolos cerâmicos 

Tijolo Maciço Comum - 80 peças por m²; Maciço Rústico - 70 peças por m²; Maciço Branco - 80 peças por m²; 18 Furos - 60 peças por m²; e 10 Furos - 80 peças por m². 

Outros rendimentos 

Para se encontrar o consumo de blocos por m², primeiro deve-se achar a área que um único tijolo cobre. Depois, divide-se esse valor encontrado por 1 m². Logo, a cada 1m² teremos aproximadamente ‘X’ tijolos. 

Consumo por m² 

Uma forma de calcular o consumo total de tijolos é através da soma dos comprimentos de todos os cômodos da casa. Devem-se somar no cálculo a altura do pé-direito e subtrair vãos de janelas e portas. Depois, dividir essa área total pela área de cada tijolo. 

Perímetro da edificação 

Hoje, desenhar um plano arquitetônico e estrutural é uma atividade mais veloz e precisa. Contamos com programas e plataformas que permitem participação, em tempo real, de outros profissionais no projeto, como o Revit. 

Novas Tecnologias