Engenharia 360

Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 20/06/2022 | Atualizado em 16/01/2023 3 min

Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!

por Simone Tagliani | 20/06/2022 | Atualizado em 16/01/2023
Engenharia 360

É difícil entendermos o estilo que terá uma casa apenas analisando a sua planta baixa. A ideia realmente vai ganhando forma à medida que a construção é erguida. Alguns paisagistas defendem que o seu trabalho de tratamento de jardins e outras áreas abertas agirá como uma moldura para a edificação. Mas arquitetos e engenheiros já vão destacar a importância dos telhados, tornando qualquer simples edificação em uma obra majestosa.

Agora, você já reparou na complexidade desse tipo de estrutura? Afinal, quantas peças são necessárias para compor telhados? Bem, o Engenharia 360 vai te explicar! Confira, a seguir, seus nomes e explicações!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Partes que compõem um telhado

Saiba que, para a montagem de um telhado, você precisará comprar mais do que telhas e ripas. E, olha, é importante entender bem como esse tipo de estrutura é feito, pois ela é indispensável para a proteção das casas, evitando patologias, goteiras, umidade, vento encanado, entrada ou escapamento de ar frio, e mais. Ou seja, a composição correta das peças é essencial!

partes dos telhados
Imagem reproduzida de FazFácil

Montando o telhado passo a passo

  • Oitão: é a “extensão” de parede, como um acabamento lateral da casa, geralmente em forma de triângulo formado pela tesoura do limite do telhado.
  • Tesouras ou treliças: estruturas desenhadas para formar a inclinação e sustentar o telhado; veja exemplos na imagem a seguir.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Blog Maxi Educa
  • Terças: são peças colocadas sobre as tesouras, em cima dos pontos de apoio, longitudinalmente, permitindo o preenchimento do telhado.
  • Caibros: são peças colocadas perpendicularmente às terças.
  • Ripas: são peças colocadas paralelas às terças, diretamente sobre os caibros, mas em espessura e espaçamento menor; o conjunto de ripas é chamado de ‘Trama’; e é sobre isso que são colocadas as telhas.
  • Telhas: são peças de cerâmica, concreto ou outro material colocadas estrategicamente perpendicular às terças; e cada linha ou camada formada por elas é chamada de ‘Fiada’.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas
  • Cumeeira: é a fiada que fica no ponto mais alto do telhado, feita por peças especiais de telha, dando o acabamento final do desenho do telhado.
  • Águas: são as ‘abas’ ou os ‘caimentos’ formados pelo desenho inclinado do telhado, assim feito para o escoamento das águas da chuva, por isso o nome.
  • Espigão: linha de telhas, como de cumeeira, que acompanham o desenho do telhado em seu caimento.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Chalé de Madeira

Veja Também: Quais são os tipos de telhas para telhados que existem?

Realizando acabamento telhado

  • Água-furtada: é a peça metálica, como uma calha, colocada no encontro de duas águas de telhado.
  • Rufo: peça metálica que faz a proteção da estrutura do telhado no encontro do mesmo com uma parede ou muro, por exemplo, com a função de evitar que a água escorra justamente pela superfície, gerando infiltrações dentro de casa.
  • Calha: também chamada de algeroz, elemento composto por cano ou peça metálica dando acabamento, ao longo do beiral de um telhado, cuja finalidade é recolher as águas que caem do telhado, direcionando-a para um encanamento pluvial.
  • Platibanda: faixa vertical de parede que forma como uma moldura na parte superior da casa, cuja função é esconder o telhado e também a calha que, nesse caso, direciona as águas da chuva para um encanamento embutido na estrutura do imóvel.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas

Fontes: EngenhariaÉ, Construindo Decor.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo