Engenharia 360

Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 20/06/2022 3 min

Como se chamam as partes que compõem estruturas de telhados? Descubra!

por Simone Tagliani | 20/06/2022
Engenharia 360

É difícil entendermos o estilo que terá uma casa apenas analisando a sua planta baixa. A ideia realmente vai ganhando forma à medida que a construção é erguida. Alguns paisagistas defendem que o seu trabalho de tratamento de jardins e outras áreas abertas agirá como uma moldura para a edificação. Mas arquitetos e engenheiros já vão destacar a importância dos telhados, tornando qualquer simples edificação em uma obra majestosa.

Agora, você já reparou na complexidade desse tipo de estrutura? Afinal, quantas peças são necessárias para compor telhados? Bem, o Engenharia 360 vai te explicar! Confira, a seguir, seus nomes e explicações!

Partes que compõem um telhado

Saiba que, para a montagem de um telhado, você precisará comprar mais do que telhas e ripas. E, olha, é importante entender bem como esse tipo de estrutura é feito, pois ela é indispensável para a proteção das casas, evitando patologias, goteiras, umidade, vento encanado, entrada ou escapamento de ar frio, e mais. Ou seja, a composição correta das peças é essencial!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
partes dos telhados
Imagem reproduzida de FazFácil

Montando o telhado passo a passo

  • Oitão: é a “extensão” de parede, como um acabamento lateral da casa, geralmente em forma de triângulo formado pela tesoura do limite do telhado.
  • Tesouras ou treliças: estruturas desenhadas para formar a inclinação e sustentar o telhado; veja exemplos na imagem a seguir.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Blog Maxi Educa
  • Terças: são peças colocadas sobre as tesouras, em cima dos pontos de apoio, longitudinalmente, permitindo o preenchimento do telhado.
  • Caibros: são peças colocadas perpendicularmente às terças.
  • Ripas: são peças colocadas paralelas às terças, diretamente sobre os caibros, mas em espessura e espaçamento menor; o conjunto de ripas é chamado de ‘Trama’; e é sobre isso que são colocadas as telhas.
  • Telhas: são peças de cerâmica, concreto ou outro material colocadas estrategicamente perpendicular às terças; e cada linha ou camada formada por elas é chamada de ‘Fiada’.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas
  • Cumeeira: é a fiada que fica no ponto mais alto do telhado, feita por peças especiais de telha, dando o acabamento final do desenho do telhado.
  • Águas: são as ‘abas’ ou os ‘caimentos’ formados pelo desenho inclinado do telhado, assim feito para o escoamento das águas da chuva, por isso o nome.
  • Espigão: linha de telhas, como de cumeeira, que acompanham o desenho do telhado em seu caimento.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Chalé de Madeira

Veja Também: Quais são os tipos de telhas para telhados que existem?

Realizando acabamento telhado

  • Água-furtada: é a peça metálica, como uma calha, colocada no encontro de duas águas de telhado.
  • Rufo: peça metálica que faz a proteção da estrutura do telhado no encontro do mesmo com uma parede ou muro, por exemplo, com a função de evitar que a água escorra justamente pela superfície, gerando infiltrações dentro de casa.
  • Calha: também chamada de algeroz, elemento composto por cano ou peça metálica dando acabamento, ao longo do beiral de um telhado, cuja finalidade é recolher as águas que caem do telhado, direcionando-a para um encanamento pluvial.
  • Platibanda: faixa vertical de parede que forma como uma moldura na parte superior da casa, cuja função é esconder o telhado e também a calha que, nesse caso, direciona as águas da chuva para um encanamento embutido na estrutura do imóvel.
partes dos telhados
Imagem reproduzida de Construindo Casas

Fontes: EngenhariaÉ, Construindo Decor.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo