Destaque

O Fim do Desmatamento Está Próximo? Este Robô Pode Ser a Resposta

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 5 meses atrás | 9 min de leitura

Imagem de Morphing Matter Lab reproduzida de Época Negócios

Compartilhe »

Nosso planeta vive hoje um momento de grandes desafios ecológicos. Um dos maiores, sem dúvidas, é o de acabar com o desmatamento e recuperar, com técnicas de reflorestamento, o máximo possível de áreas degradadas. Nesse contexto, os cientistas apresentam uma tecnologia inovadora, o robô "Erodium Copy", capaz de auxiliar ecossistemas debilitados. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

Pequeno robô que pode reflorestar todo o planeta
Imagem reproduzida de Carnegie Mellon University

O desafio complexo da regeneração de florestas

Pesquisadores americanos do Morphing Matter Lab, preocupados com a situação da Terra, pensaram em como poderiam ajudar na proteção das espécies e recursos naturais vitais. Eles resolveram, então, trabalhar com a ideia de um mecanismo simples que ajudasse na regeneração das florestas, que é um dos desafios mais complexos da Engenharia Contemporânea.

Esses cientistas pensaram em diversas abordagens e soluções. Porém, encontram no E-seed ou Erodium Copy, desenvolvido pela Carnegie Mellon University, a resposta que procuravam para um futuro mais verde e sustentável para o nosso planeta.

Esse modelo de robô é o que podemos dizer de combinação perfeita entre a criatividade humana e a sabedoria da natureza. A solução tecnológica inovadora, de simulação de "perfuração", foi gerada com inspiração na evolução natural da planta Erodium. Basicamente, funciona como um propulsor de sementes, podendo também espalhar fertilizantes, nematoides - organismos benéficos que combatem pragas -, e sensores para coleta de dados do solo. Assim, se poderia reflorestar áreas devastadas diversas, restaurando o equilíbrio da natureza.

A saber, a planta Erodim costuma se enrolar em um caule fino e, quanto exposta à chuva, se desenrola e se enterra no solo.

Veja Também: Rio de Janeiro investe na engenharia de 'drones-semeadores' para acelerar o replantio e conter ondas de calor

Características do robô E-seed

O E-seed é um biotransportador sintético. O mesmo é feito de madeira de carvalho (Oakwood), um material conhecido por sua resistência e eco-amigabilidade. Os cientistas optaram por evitar sintéticos, visando minimizar qualquer dano ambiental e garantindo que a tecnologia fosse realmente sustentável.

Pequeno robô que pode reflorestar todo o planeta
Imagem reproduzida de Carnegie Mellon University

Esse Erodium Copy pode alcançar e manter sua orientação através de três pontos de ancoragem, com muita estabilidade e precisão em suas operações. Para enterrar as sementes no solo - algo necessário contra as ameaças virtuais, como incêndios e chuvas fortes -, ele usa um número calibrado de bobinas, se recolhendo assim como a verdadeira Erodium faria. Dessa forma, as futuras plantas têm mais chances de enraizar e crescer.

Veja Também: Saiba como uma australiana usará drones para combater o desmatamento ilegal

Teste e comprovação de eficácia

Os cientistas realizaram testes para compreender o desempenho do E-seed. Várias unidades do robô foram lançadas por drones em áreas em restauração. Em análise final, ficou comprovado uma taxa de sucesso de 80% a 90% na semeadura com o Erodium Copy. Isso pode ser traduzido como sucesso total na missão de restaurar ecossistemas, inclusive em zonas remotas e montanhosas.

O Erodium Copy tem o potencial de revolucionar os esforços de reflorestamento em todo o mundo, além de reduzir as emissões de carbono e mitigar as mudanças climáticas.

Pequeno robô que pode reflorestar todo o planeta
Imagem reproduzida de Carnegie Mellon University
Pequeno robô que pode reflorestar todo o planeta
Imagem reproduzida de Carnegie Mellon University
Pequeno robô que pode reflorestar todo o planeta
Imagem de Morphing Matter Lab reproduzida de Época Negócios

Desafios e perspectivas futuras para o Erodium Copy

O robô Erodium Copy é um excelente exemplo de que #engenhariatransforma, mostrando como a engenhosidade humana pode trabalhar, de forma harmônica com o meio ambiente, em favor da natureza. É uma solução prática para um de nossos maiores desafios, o desmatamento. E esperamos que, em breve, possamos testemunhar o impacto positivo dessa tecnologia, rumo a um futuro mais verde e sustentável.

Porém, apesar do seu imenso e inegável potencial, o E-seed ainda não pode ser produzido na indústria, sendo um projeto ainda em desenvolvimento. Por hora, os pesquisadores estão trabalhando em uma versão da semente que possa ser implantada em maior quantidade, expandindo a capacidade do robô para regenerar florestas.

Veja Também:


Fontes: Interesting Engineering, Carnegie Mellon University.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO