Engenharia 360

Conheça o design de 3 mini carros já desenvolvidos no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/07/2022 | Atualizado em 27/09/2022 3 min

Conheça o design de 3 mini carros já desenvolvidos no Brasil

por Redação 360 | 28/07/2022 | Atualizado em 27/09/2022
Engenharia 360

Já pensou em dirigir um mini carro? Bem, até que esse tipo de veículo tem suas vantagens. Com ele, é mais fácil sair nas ruas, diminuindo o estresse de encontrar uma vaga para estacionar. E se mais gente pudesse e quisesse ter um carro assim, também conseguiríamos amenizar os engarrafamentos nas grandes cidades. Claro que já faz anos que se vê esse tipo de carro sendo usado em zonas históricas de países europeus, como Itália. Mas até aqui no Brasil já existem adeptos.

A seguir, o Engenharia 360 apresenta três modelos icônicos de mini carros já desenvolvidos no Brasil. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Modelos icônicos de mini carros

1. Romi-Isetta

Depois da Segunda Guerra Mundial, os europeus buscavam uma solução de engenharia para carros pequenos, baratos e econômicos. Fui nesse tempo que surgiram os bubble cars ou carros-bolha. Um exemplo é o Isetta, de Iso Rivolta, do ano de 1952. O mesmo começou a ser fabricado no Brasil após a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), órgão governamental cuja atribuição era criar regras e condições para a implantação da Indústria Automobilística no país, incentivando a produção de automóveis convencionais com, no mínimo, duas portas e quatro lugares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de Maxicar

Todo o processo de produção dos Isettas vendidos aqui era realizado dentro do nosso território, com exceção dos motores – inicialmente o Iso de 198 cm³, depois os BMW com 298 cm³ -, que eram importados. Era preciso de 50 a 70 horas para montar cada Romi-Isetta!

minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de Quatro Rodas

Veja Também: Nova tecnologia da Goodyear promete evitar de vez os pneus furados de carros

2. Obvio

Esse foi o primeiro mini carro lançado no Brasil que contava com motor 1.6 flex com até 4 velocidades, da Volkswagen. Ele começou a ser produzido em 2021, mais presente no cenário automotivo do Rio de Janeiro. Apresentava design em linhas curvas inspirado no Porsche 928, espaço para 3 passageiros, motor central com transmissão continuamente variável (CVT), 4 cilindros e 16 válvulas em linha e 1.6 litros 115 hp.

Ademais, o Obvio podia ser alimentado com etanol puro, gasolina ou qualquer mistura destes, mas seu projeto chegou até ser adaptado para receber motor elétrico. Contudo, o protótipo nem chegou a ser comercializado, apesar das inúmeras tentativas do seu criador de fazer parceria com marcas estrangeiras.

minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de Quatro Rodas
minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de TecMundo

Veja Também: Conheça o carro elétrico movido à energia solar que não exige CNH para ser dirigido

3. Microlino 2.0

Esse último mini carro foi inspirado no Romi-Isetta elétrico disponível atualmente na Europa. O mesmo é oferecido pelo fabricante em quatro versões diferentes de acabamentos, equipamentos, tamanho de bateria, e mais. Além disso, tem teto solar, interior de couro sintético e sistema de som portátil com Bluetooth.

minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de Quatro Rodas
minis carros no Brasil
Imagem reproduzida de TecMundo

Veja Também: Kabinenroller: carro de três rodas dos anos 50 volta movido à eletricidade


Fontes: Quatro Rodas, Quatro Rodas 2, Carro Nosso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo