Mais uma notícia boa para os amantes de automóveis! A startup holandesa Breda apresentou recentemente a sua solução de mobilidade urbana usando energia limpa e sustentável, o Squad. Finalmente, esse seria um carro elétrico movido à energia solar - uma energia limpa e sustentável -, e promete agradar tanto aos ambientalistas quanto ao bolso dos consumidores, pois consegue rodar até 100 quilômetros com uma única carga.
E olha que interessante, o slogan desse produto é “um carro solar para todos”. Por que será? Pela razão que, para dirigir o Squad na Holanda, não é exigida licença de motorista - equivalente a CNH do Brasil -, já que os comandos desse veículo são muito simples. Ainda mais que, acima de tudo, ele roda com a velocidade máxima de 45 km/h.
As principais características do Squad
O Squad é um modelo compacto de carro elétrico, que mede 2m x 1,2m x 1,6m. Ele é produzido, em grande parte, com materiais recicláveis e com uma estrutura feita de alumínio bem leve e resistente. Possui um painel de energia solar no teto que consegue uma autonomia de 20 Km, em um dia de carga. Levando-se em conta que a quilometragem média de viagem de uma pessoa na Europa é de 12 km por dia, o veículo terá autonomia suficiente para rodar sem necessitar de carregamento pela rede elétrica. Porém, para a sua utilização em dias nublados, sem energia solar, o Squad possui baterias que poderão ser carregadas em tomada de 220V.
Outra característica interessante do Squad é o seu design, semelhante àqueles carrinhos de golf, oferecendo flexibilidade do transporte pessoal e o conforto de um automóvel, com portas removíveis e carroceria criada para uma maior segurança do motorista em caso de acidente. Além disso, com as portas no lugar, em dia chuvoso, é possível fechar as janelas.
Detalhe importante: o Squad foi projetado para levar apenas duas pessoas - motorista e passageiro! E ele também tem um pequeno compartimento de carga, com capacidade para 68 litros.
O carro elétrico Squad no mercado
Segundo Robert Hoevers, CEO da Breda, existe interesse por parte da Índia, dos EUA e de outros países da Europa, na aquisição do veículo elétrico e espera levar o Squad a outras regiões da Ásia e América. Da mesma forma, há uma enorme demanda para este tipo de solução, principalmente, em áreas urbanas. Entretanto, digno de nota, a competição entre a startup e grandes empresas, como a Mercedes, ainda é muito difícil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Lembrando que a Breda é holandesa. Porém, para a fabricação do Squad, ela importa materiais, como painéis de energia solar que vem da China, as baterias que vem da Coréia e a carroceria que vem da Polônia. Sua previsão é de que conseguirá lançar no mercado o veículo somente em 2022, a um custo de € 5.750 na pré-venda (R$ 35.305,00, na cotação atual).
O vídeo a seguir apresenta um trecho de reportagem que cita o carro elétrico Squad, da Breda:
Veja Também: Novo carro elétrico da Daymak tem três rodas
Fontes: Click Petróleo e gás, Canal Tech, Altomotive Business, Alexa Archer.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.