Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o carro elétrico movido à energia solar que não exige CNH para ser dirigido

por Redação 360 | 19/08/2021

Cada hora surge um novo carro elétrico à venda. Parece que esse será a tendência do futuro. Mas o Squad apresenta características diferentes. Veja!

Mais uma notícia boa para os amantes de automóveis! A startup holandesa Breda apresentou recentemente a sua solução de mobilidade urbana usando energia limpa e sustentável, o Squad. Finalmente, esse seria um carro elétrico movido à energia solar – uma energia limpa e sustentável -, e promete agradar tanto aos ambientalistas quanto ao bolso dos consumidores, pois consegue rodar até 100 quilômetros com uma única carga.

veículo elétrico
Imagem reproduzida de AutoEvolution

E olha que interessante, o slogan desse produto é “um carro solar para todos”. Por que será? Pela razão que, para dirigir o Squad na Holanda, não é exigida licença de motorista – equivalente a CNH do Brasil -, já que os comandos desse veículo são muito simples. Ainda mais que, acima de tudo, ele roda com a velocidade máxima de 45 km/h.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais características do Squad

O Squad é um modelo compacto de carro elétrico, que mede 2m x 1,2m x 1,6m. Ele é produzido, em grande parte, com materiais recicláveis e com uma estrutura feita de alumínio bem leve e resistente. Possui um painel de energia solar no teto que consegue uma autonomia de 20 Km, em um dia de carga. Levando-se em conta que a quilometragem média de viagem de uma pessoa na Europa é de 12 km por dia, o veículo terá autonomia suficiente para rodar sem necessitar de carregamento pela rede elétrica. Porém, para a sua utilização em dias nublados, sem energia solar, o Squad possui baterias que poderão ser carregadas em tomada de 220V

veículo elétrico
Imagem reproduzida de @SquadMobility em Instagram

Outra característica interessante do Squad é o seu design, semelhante àqueles carrinhos de golf, oferecendo flexibilidade do transporte pessoal e o conforto de um automóvel, com portas removíveis e carroceria criada para uma maior segurança do motorista em caso de acidente. Além disso, com as portas no lugar, em dia chuvoso, é possível fechar as janelas.

Detalhe importante: o Squad foi projetado para levar apenas duas pessoas – motorista e passageiro! E ele também tem um pequeno compartimento de carga, com capacidade para 68 litros.

veículo elétrico
Imagem reproduzida de Portal Ekko Green
veículo elétrico
Imagem reproduzida de AutoEvolution

O carro elétrico Squad no mercado

Segundo Robert Hoevers, CEO da Breda, existe interesse por parte da Índia, dos EUA e de outros países da Europa, na aquisição do veículo elétrico e espera levar o Squad a outras regiões da Ásia e América. Da mesma forma, há uma enorme demanda para este tipo de solução, principalmente, em áreas urbanas. Entretanto, digno de nota, a competição entre a startup e grandes empresas, como a Mercedes, ainda é muito difícil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lembrando que a Breda é holandesa. Porém, para a fabricação do Squad, ela importa materiais, como painéis de energia solar que vem da China, as baterias que vem da Coréia e a carroceria que vem da Polônia. Sua previsão é de que conseguirá lançar no mercado o veículo somente em 2022, a um custo de  € 5.750 na pré-venda (R$ 35.305,00, na cotação atual).

O vídeo a seguir apresenta um trecho de reportagem que cita o carro elétrico Squad, da Breda:

Veja Também: Novo carro elétrico da Daymak tem três rodas


Fontes: Click Petróleo e gás, Canal Tech, Altomotive Business, Alexa Archer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.