Engenharia 360

CREA-PR faz uma homenagem ao Dia do Engenheiro e prova que #engenhariamovimentaomundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/12/2021 | Atualizado em 15/12/2021 5 min
Engenharia 360

CREA-PR faz uma homenagem ao Dia do Engenheiro e prova que #engenhariamovimentaomundo

por Redação 360 | 10/12/2021 | Atualizado em 15/12/2021
Engenharia 360
Engenharia 360

Reflita sobre o nosso contexto atual! Sim, a pandemia trouxe muitas dificuldades, mas também tem ensinado bastante. Várias tecnologias foram e ainda estão sendo essenciais no enfrentamento desse período tão complexo. E as transformações não param por aí! Estamos assistindo, neste momento, à revolução de um cenário repleto de inovações e excelentes oportunidades para a indústria brasileira. Isso nos mostra que precisamos investir mais em novas tecnologias, na ciência e nas Engenharias. Aliás, a ‘Engenharia movimenta o mundo’, assim afirma o CREA-PR, em sua campanha de comemoração ao Dia do Engenheiro!

E quem são os engenheiros? Bem, são aqueles profissionais que trabalham de forma interdisciplinar, que sabem tirar as ideias do papel e solucionar problemas reais dos negócios, e que sempre trabalham pensando na qualidade de vida dos seres vivos de todo o planeta. Pense, agora, no papel que eles terão no enfrentamento de grandes desafios que ainda estão por vir no futuro – desde gestão de recursos, finanças e além – nas áreas mais essenciais que impactam a nossa existência e jeito de viver.

De fato, as transformações são rápidas, mas o conhecimento e prática dos engenheiros devem caminhar na mesma velocidade, em direção à Revolução 4.0! Saiba mais no texto a seguir!

dia do engenheiro
Imagem: Divulgação

A (re)evolução da Engenharia no Brasil

Só no Paraná, já se tem registros da formação de engenheiros desde 1912 – na então Escola de Engenharia, que faz agora parte da Universidade Federal (UFPR). Em 1933, a profissão foi regulamentada no Brasil, através do Decreto 23.569. Já em 1966, entrou em vigor a Lei 5.194/66, que até hoje regulamenta o exercício das profissões vinculadas ao Sistema CONFEA/CREA. E, desde então, todo dia 11 de dezembro é comemorado o ‘Dia do Engenheiro’. Mesmo assim, anos depois, a América Latina como um todo ainda era muito carente de cursos nessa área. Por exemplo, voltando ao Paraná, até os anos 70, só havia a formação de engenheiros na capital Curitiba. Mas logo a realidade mudou e começamos a ver uma expansão de escolas de Engenharia em áreas interioranas de nosso país.

Agora, somente no Paraná, são cerca de 83 mil engenheiros registrados. Essa é uma pequena parcela de um grupo numeroso de importante presença em nossa sociedade: são mais de um milhão e 30 mil brasileiros trabalhando pelo progresso deste país, rumo à Indústria 4.0 ou à Engenharia 4.0. Claro que um fator importante para essa (re)evolução é a educação voltada ao mercado de trabalho, em resposta ao crescimento da economia nacional. Enquanto nosso país e o mundo têm necessidades e precisam de respostas urgentes, ou enquanto houver vida, haverá um engenheiro trabalhando pelo bem de todos!

dia do engenheiro
Imagem: Divulgação

A vida fica melhor com Engenharia

Sim, nossa vida fica mais simples, segura, facilitada… melhor em muitos sentidos com a Engenharia! Nós podemos perceber isso em pequenas atividades do nosso cotidiano e em grandes obras e projetos diversos que estão à nossa volta, seja na cidade ou no campo. Em tudo isso pode ter certeza que existe o trabalho, esforço, talento, empenho e conhecimento adquirido de um engenheiro! Profissionais assim estão transformando continuamente paisagens, residências, fábricas, produção agrícola, tecnologia, produtos inovadores e mais!

dia do engenheiro
Imagem: Divulgação
dia do engenheiro
Imagem: Divulgação

A Engenharia movimenta o mundo

A Engenharia Brasileira tem uma missão: trabalhar para promover melhorias para a nossa sociedade! E como ela faz isso? Através de conhecimento, de técnicas aplicadas e da inovação tecnológica – afinal, estamos na Era Digital! Como recompensa, recebemos produtos de maior qualidade, serviços mais velozes e ações mais responsáveis, sustentáveis e ecológicas. Realmente, nada comparado ao que já fora visto antes!

Vamos tomar como exemplo mais uma vez o Estado do Paraná, área de atuação do CREA-PR. Neste momento, há engenheiros pesquisadores na região se dedicando à criação de modelos de proteção de identidade digital de empresas, como a biometria periocular. Também engenheiros parceiros do governo ajudando a modernizar indústrias e propriedades rurais com energia solar ou biogás; além disso, estimulando o racionamento de insumos e uso de inseticidas. Acadêmicos e empresas da área desenvolvendo bots – robôs ou programas de softwares – que unem Engenharia com Ciência, Tecnologia e Matemática. E grandes companhias de Engenharia buscando formas de neutralização da emissão de carbono (CO2) na atmosfera – como uso de veículos elétricos urbanos semi autônomos -, seguindo conceito de cidade inteligente e sustentabilidade – algo que tem tudo a ver com os preceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

dia do engenheiro
Imagem: Divulgação
dia do engenheiro
Imagem: Divulgação

A homenagem do CREA-PR

Para mostrar a importância da Engenharia do mundo – e principalmente no Brasil -, o CREA-PR resolveu realizar, neste ano, uma campanha especial para celebrar o Dia do Engenheiro, juntamente com o sistema CONFEA/CREA. Ela contou com anúncios em rádios, reportagens especiais em diversos veículos de comunicação, e imagens espalhadas em outdoors com o seguinte slogan:

“Engenharia movendo a humanidade”

A ideia do conselho é justamente lembrar a sociedade brasileira da importância da atuação desse profissional. Aliás, mais do que isso, estimular a valorização de todos os tipos de engenheiros que trabalham não só no estado, mas no país inteiro. Afinal, como disse o próprio slogan do CREA-PR, a Engenharia move o mundo que vivemos! Ou seja, ela vai nos dar respostas sobre diversas questões, pode ser a defesa do futuro, pode transformar o presente para termos um amanhã, pode ajudar a fazer dos sonhos uma realidade, e trazer comodidade para a nossa rotina. Como sempre bem lembra o E360, a #engenhariatransforma a #engenhariamovimentaomundo!

dia do engenheiro
Imagem reproduzida de CREA-PR

Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras do Brasil pelo seu dia!

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo