Engenharia 360

Descubra que funções os aparelhos smart trazem [e que os tradicionais não]

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 10/12/2021 | Atualizado em 07/01/2022 4 min

Descubra que funções os aparelhos smart trazem [e que os tradicionais não]

por Simone Tagliani | 10/12/2021 | Atualizado em 07/01/2022
Engenharia 360

Primeiro, antes de tudo, vamos falar sobre o que são aparelhos smart! Bem, trata-se de aparelhos conectados à internet e que, desse modo, podem ser acionados até mesmo pelo celular. Eles costumam apresentar funções diferenciadas, como o controle de ações à distância e o acompanhamento do consumo de energia. Coisas assim fazem com que o design e a arquitetura de interiores tenha mudado radicalmente nas últimas duas décadas. Mas alguns desses recursos dos smart, infelizmente, ainda são desconhecidos pelo grande público. E por que é interessante conhecê-los? Para garantir que o nosso dia a dia seja muito mais prático, assim como sonham os engenheiros que tiveram tais ideias e desenvolveram! Saiba mais no texto a seguir!

aparelhos smart
Imagem reproduzida de Vogue

Os recursos mais positivos dos aparelhos smart

1. Sistemas para economia de energia

Sim, os aparelhos smart – como TVs, geladeiras, fogões, ar condicionados e mais – costumam custar mais caro nas lojas. Mas isso, em parte, se justifica por conta da sua tecnologia mais avançada. E pensando no momento atual, podemos dizer que o que faz estes aparelhos se destacarem mais é por conta da promessa dos fabricantes de uma maior economia de energia. Aliás, quem não deseja diminuir a conta de luz aqui no Brasil, não é mesmo? Pois isso só é possível graças a mecanismos nos aparelhos smart, como o de motor Inverter, que acompanha grande parte dos modelos. Também existe a “função soneca”, que faz o desligamento automático em hora programada. E, por fim, os sensores para “liga e desliga”, que fazem diminuir consideravelmente picos de energia.

aparelhos smart
Imagem reproduzida de TechTudo

2. Controle à distância

Muitos dos novos aparelhos eletrônicos podem ser controlados com ajuda de modernos controles remotos. Só isso já nos garante grande comodidade. Contudo, os smart vêm com função diferenciada de controle através de outros dispositivos também smart, como celulares e tablets. Longe de casa, seria possível acompanhar o prazo de validade dos alimentos dentro da geladeira e até interagir com o sistema do aparelho, acompanhando calendários e listas de compras, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Através de assistentes de voz, como a Alexa, seria possível saber tudo que há na geladeira e até ajustar a sua temperatura. Outra ideia é manipular a intensidade de refrigeração e iluminação nos ambientes; ligar a televisão e acessar plataformas onde se encontram os últimos lançamentos de vídeos; alterar o volume, canal ou mesmo abrir outros aplicativos. Tudo isso sendo feito de um único lugar, o seu telefone pessoal, por exemplo – recebendo na tela notificações importantes em forma de alarme.

Claro que também é possível ativar várias operações especiais através dos displays interativos dos próprios aparelhos smart. É o caso das telas com botões ou links de comandos para reprodução de vídeos, fotos, receitas, músicas e outros conteúdos de entretenimento e que ajudam na rotina. Inclusive, algumas telas ficam translúcidas e permitem a visão do interior dos aparelhos.

aparelhos smart
Imagem reproduzida de Samsung Newsroom

Veja Também: Fogão smart x fogão tradicional: qual escolher para casa?

3. Sincronização de aparelhos

Aparelhos smart podem ter também um recurso tecnológico especial que permite o “espelhamento” de ações. Por exemplo, podemos citar o sistema Tap View, que permite exibir a tela do celular na televisão com apenas um toque.

Nesse caso, seria possível pausar um vídeo na tela da TV enquanto se está deitado na cama – sem nem mesmo desbloquear a tela do aparelho celular. A sincronização também pode funcionar como uma espécie de agenda, exibindo compromissos de cada integrante da casa. E é possível ainda que o sistema faça com que determinadas funções só sejam acionadas quando detectada a presença de alguém por perto, gerando economia de energia, como citamos no início deste texto.

aparelhos smart
Imagem reproduzida de Gizmodo Brasil

4. Organização de rotina

Exatamente, os aparelhos smart podem ajudar os usuários a organizarem melhor o seu dia, em tarefas pessoais e profissionais. Sim, a maioria deles vai muito além do entretenimento. O sistema de Google Agenda, por exemplo, projetado para gerenciamento, pode ser acessado na maior parte dos modelos atuais. E seu potencial de uso é ampliado com ajuda dos assistentes virtuais. Ao mesmo tempo, da tela do carro, celular, computador… geladeira, TV e mais se tem uma noção sobre as condições do tempo, do trânsito e outras informações sobre a sua cidade, além de ter acesso à planilhas do seu trabalho. Eis o futuro!

aparelhos smart
Imagem reproduzida de Casa e Jardim – Globo

Fontes: Techtudo, Buscape.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo