Trabalhando com construção civil, em algum momento, é provável que você ouça o termo 'construção off-site'. Seu conceito tem tudo a ver com a atual revolução tecnológica que o mundo passa e como as coisas mudam e precisam ser resolvidas mais rapidamente agpra. Quer dizer que profissões como Engenharia e Arquitetura devem adequar seus processos para acompanhar tudo isso. E a pergunta que fica é: será este o fim da construção tradicional? Bem, pode ser que sim! Veja a seguir!
Desmistificando o conceito
É um pouco mais fácil entender a construção off-site depois de analisar o jogo Tetris, aquele em que empilhamos peças. Essa relação complexa entre encaixar elementos de diferentes formatos, principalmente pré-projetados, tem tudo a ver com a Engenharia e Arquitetura moderna, mais industrializada, e que se baseia na aplicação de sistemas pré-fabricados em diversos materiais. Tal modelo já é adotado para edifícios modulares erguidos em diversos países, como Suécia, Austrália e Reino Unido, reduzindo a necessidade de mão de obra.
Agora, saiba que a construção off-site não é um conceito novo. Acredite se quiser, mas, há milhares de anos, o Japão construía edifícios off-site com madeira e montava móveis por meio de um método de pré-montagem. Também quase dois mil anos atrás, o exército romano criava peças pré-fabricadas para a construção de fortes. E, séculos depois, o povo da Grã-Bretanha trabalhava nessa mesma linha. Não é incrível?
Construção tradicional versus novas construções
O que a construção off-site tem de mais especial? É que ela parece mais uma linha de montagem, já vindo "pronta" por ser pré-fabricada, diferente da construção tradicional, que precisamos fazer do zero no canteiro de obras. A mesma responde bem àquilo que os clientes de hoje mais desejam, que é qualidade somada com rapidez, sem contar a possibilidade de inúmeras personalizações e ajustes posteriores. E isso só é possível porque, em determinado momento, novas tecnologias de industrialização surgiram.
Atualmente, podemos construir prédios inteiros de várias alturas com peças feitas em fábricas e transportadas para canteiros de obras para uma instalação rápida. Um exemplo é o Clement Canopy, localizado em Singapura e considerado o edifício mais alto em bases modulares do mundo, composto por quase dois mil módulos e altura de 56 pavimentos. Cada módulo chegou a 80% pronto no canteiro de obras. Isso reduziu o tempo de construção e o desperdício de material, assegurando melhor controle dos processos de produção e de logística.
São materiais bastante empregados em edifícios pré-fabricados:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- aço em painéis, fibra de vidro ecológica, placas de gesso e madeira.
Veja Também: Descubra o que deve dominar a Indústria da Construção Civil [inclusive no Brasil]
Vantagens da construção off-site
Adotar o conceito de construção off-site traz muitos benefícios para a condução de projetos e execução de Engenharia e Arquitetura. Listamos algumas para você entender:
- redução de atrasos;
- redução no risco dos empreendimentos e impacto nas vendas;
- redução nos riscos comuns de uma operação;
- redução nos erros e quantidade de retrabalho;
- redução de desperdícios de insumos ou despesas com transporte de entulhos;
- redução no consumo de água e luz na obra;
- redução na emissão de gases;
- canteiro de obras e montagem mais ordenados - ambiente mais limpo e menos insalubre;
- execução rápida - até seis vezes mais se comparado ao método construtivo tradicional;
- produção em ambiente livre de intempéries;
- condições de trabalho mais humanas e seguras;
- processos mais automatizados e mecanizados;
- e melhor emprego do tempo e dos recursos financeiros.
Fontes: ArchDailly, Plus Arquitetura.
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.