Engenharia 360

Conheça os 10 maiores portos brasileiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/05/2022 | Atualizado em 23/05/2022 4 min

Conheça os 10 maiores portos brasileiros

por Redação 360 | 19/05/2022 | Atualizado em 23/05/2022

Muitos produtos são importados para o Brasil e exportados do Brasil. E como essas cargas chegam e partem do nosso território? Bem, em grande parte é por via marítima. Um exemplo de transporte de cargas de bens para a sociedade por portos é o caso dos alimentos, que podem ser, assim, transportadas em grande quantidade e em alguns com custo menor, se comparado a outros meios. Então, pensando por esse lado, talvez possamos afirmar que os portos se configuram como o principal meio de entrada e saída de riqueza do nosso país.

O Brasil possui 175 instalações portuárias de carga – incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias. Sendo destes, 76 no interior – 18 na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e 52 na Região Norte – e 99 ao longo da costa litorânea. E que legal seria conhecer as principais que atuam em nosso país, não é mesmo? Pois foi exatamente por isso que o Engenharia 360 montou esta lista. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Portos brasileiros

1. Santos

Localizado no estuário de Santos, em São Paulo, sendo o maior do país em tonelagem de cargas e movimentações de contêineres. Em 2020, foi considerado o 43º maior porto do mundo, segundo ranking da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). Por ele passam produtos como carnes, vegetais, plásticos e produtos químicos.

portos
Imagem reproduzida de G1 – Globo

2. Dp World Santos

Bem, este não é bem um porto. Todavia, é um moderno terminal privado – um dos maiores do Brasil -, localizado na margem esquerda do Porto de Santo, uma área estratégica, com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária. A saber, a estrutura conta com um cais de impressionantes 1.100 metros, por onde passam anualmente 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose.

portos
Imagem reproduzida de Guia do Investidor

3. Paranaguá

Localizado no Paraná, é um porto bastante influente para a economia nacional. Por ele passam produtos da agroindústria, alimentos, transporte, indústria mecânica e indústria química.

portos
Imagem reproduzida de Forest Digital Group

4. Itapoá

Também do sul do país, localizado no estado de Santa Catarina, de uso privado. Por ele passam itens dos segmentos de carnes, papel, madeira, cerâmica, produtos químicos, peças de automóveis, entre outros – exportados sobretudo para Ásia, América do Norte e Europa, além do nosso vizinho Paraguai.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

portos
Imagem reproduzida de Portos e Navios

5. Portonave

Outro exemplo de Santa Catarina é este porto, também privado. Por ele, passam produtos como carvão vegetal, plásticos, madeira e carnes – produções do Centro Oeste, Sul e Sudeste, além de outros países da América do Sul. A saber, esta instalação possui uma câmara frigorífica totalmente automatizada com seis transelevadores de capacidade estática de 16 mil posições pallets, além de 13 docas para recebimento de cargas, 3 berços de atracação, e um cais linear de 900 m.

portos
Imagem reproduzida de Blueshift – Gás & Energia

6. Itajaí

Como explica seu nome, está localizado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. É o segundo maior porto do país em movimentação de contêineres. Por ele passam exportações de plástico, carvão vegetal e madeira, eletrônica, indústrias mecânicas e têxtil.

portos
Imagem reproduzida de Fenícia Comércio Exterior

7. Rio Grande

Localizado no Rio Grande do Sul, com grande influência ainda em Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Por ele passam artigos de segmentos como de calçados, agroindústria, adubos, fertilizantes, madeira, couro, materiais de transporte, indústria química, mecânica, entre outros.

portos
Imagem reproduzida de Wilson Sons

8. Chibatão

Este exemplo é do Amazonas, à margem esquerda do Rio negro, um dos melhores em termos de estrutura do país, com tecnologias avançadas capazes de atender toda a demanda. Por ele passam produtos como máquinas elétricas, borracha e enxofre. A saber, este porto obedece uma dinâmica, possui doca coberta para carga e descarga, rampa de concreto armado, balança rodoviária, e sistema de apoio com a Receita Federal, e muito mais.

portos
Imagem reproduzida de Portos e Navios

9. Suape

De Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na área Metropolitana de Recife. Ele é um dos mais bem localizados da região Nordeste. Para entender melhor a sua importância, o mesmo apresenta mais de cem conexões com portos de todo o mundo. E por ele passar produtos como cereais, enxofre e bebidas.

portos
Imagem reproduzida de Portos e Navios

10. Rio de Janeiro

Para finalizar a nossa lista, um porto de grande porte, localizado no Rio de Janeiro, na costa oeste da Baía de Guanabara, entre a ponta de Santa Cruz e a ponta de São João e interiores de lagoas. Por ele passam artigos de segmentos como da indústria química e produtos minerais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

portos
Imagem reproduzida de Diário do Rio

Fontes: Datalogística.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.