Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Saiba como medir a capacidade produtiva

Engenharia 360
por Pamela Matias
| 29/05/2020 2 min

Saiba como medir a capacidade produtiva

por Pamela Matias | 29/05/2020
Copiado!

Um aspecto que devemos destacar é que capacidade produtiva e volume não são a mesma coisa. A capacidade é o máximo que pode ser produzido e o volume de produção é o que se produz atualmente.

A definição do que deve ser tomado como base para a medida da capacidade, depende de seu foco, ou seja, se é uma empresa de produtos ou serviços. Em uma empresa de serviços, a capacidade é medida através do insumo mais critico ou mais restritivo utilizado na prestação do serviço. Nas empresas industriais, a capacidade é definida em função do volume de produção que é desejada.

dois homens em indústria observando
Imagem: deutschland.de

Para determinar a capacidade, deve-se primeiro definir a forma de medi-la, considerando os aspectos de empresa multiprodutos (que trabalha com mais de um tipo de produto) e o tipo de empresa. Em seguida, deve-se verificar as horas de trabalho e se será considerado o pico da capacidade (produção máxima da empresa).

Na minha percepção, e é uma percepção já testada e aprovada, gosto de trabalhar da seguinte forma:

  • Aplicação do VSM para identificar Gaps no processo, fluxo e consequentemente Layout;
  • Aplicação do 5S para organização e redução de desperdícios, além de outros benefícios logicamente.O programa prepara um caminho para o sistema de gestão da qualidade e da produtividade, abordando e agindo sobre o ambiente físico e social;
  • Padronização de processos. Segundo Campos (1998) afirma que a padronização é a base da estrutura da qualidade. Ela pode ser implementada na organização por meio da criação da cultura da qualidade, por intermédio da metodologia 5S. A partir desta implementação a organização se estrutura para iniciar o processo de padronização, eliminação das anomalias e organização do seu gerenciamento;
  • Tempos e métodos, A medição dos tempos de todos os processos. (É fundamental saber o tempo de operação para medir a capacidade produtiva e se não há padrão, não temos como medir);
  • Gestão Visual contribuindo para o trabalho em equipe, compartilhamento dos resultados, identificação de problemas e gargalos e tomada de decisão imediata.
  • Definição de metas por setor conforme a capacidade calculada!!

Para mim, essa é a maneira perfeita para medir a capacidade produtiva e aumentar a produtividade!! Já obtivemos grandes resultados fazendo dessa forma!!

Vou fazer artigos com cada ferramenta apresentada, para entenderem melhor a forma de usar!!

Espero que tenham gostado, até mais!!

O que você achou? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também: Aprenda a calcular seu custo hora máquina

Copiado!
Engenharia 360

Pamela Matias

Engenheira de Produção, consultora e treinadora da metodologia 5s e gestão industrial . Sua especialidade é ajudar pequenas e médias empresas produzirem mais utilizando menos recursos e sem grandes investimentos! Acredita que o segredo é fazer o básico bem feito!

Comentários