Destaque

Tecnologia usa ar e luz solar para produzir combustível neutro em carbono

{{post.author.node.name}}

Por: Larissa Fereguetti | Em: | Atualizado: 2 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem reproduzida de youtube.com

Compartilhe »

A busca por combustíveis renováveis e não poluentes é uma prioridade na ciência há décadas. Apesar de diversas alternativas estarem em fase de pesquisa e testes, a viabilidade em larga escala ainda é um desafio. No entanto, uma das mais recentes descobertas traz esperança: o combustível neutro em carbono produzido a partir de ar e luz solar.

Essa inovação vem do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça. Eles criaram uma "refinaria solar em miniatura" no telhado de um dos seus laboratórios. O combustível resultante é neutro em carbono porque a quantidade de CO₂ liberada durante a queima é praticamente igual àquela consumida em sua produção. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

combustível neutro em carbono
Imagem de Freepik

Como é produzido o combustível neutro em carbono?

Em um primeiro momento ocorre a extração de gás carbônico e água do ar. Esses dois componentes são separados de forma termoquímica (usando energia solar). Nessa parte do processo, a radiação solar concentrada pode gerar temperaturas de 1500 graus Celsius dentro do reator solar. Dentro dele há uma estrutura de cerâmica que permite a reação em duas etapas, para dividir a água e o gás carbônico.

combustível neutro em carbono
Imagem reproduzida de phys.org

Conversão em Combustíveis Líquidos

Após a separação dos componentes, o próximo passo é a liquefação em hidrocarbonetos. A mistura de hidrogênio e monóxido de carbono é processada para gerar combustíveis líquidos, por meio de métodos como a síntese de Fischer-Tropsch. Confira todos os detalhes no vídeo abaixo:

Produção em larga escala e potencial sustentável

Apesar de o combustível já ser produzido mesmo em condições climáticas desfavoráveis, atualmente a quantidade é limitada a cerca de um decilitro por dia. O próximo objetivo é expandir a produção para larga escala - um quilômetro quadrado de área poderia produzir até 20 mil litros por dia.

O desafio é tornar essa tecnologia economicamente competitiva. Para suprir as necessidades de combustíveis na aviação seria necessário, por exemplo, uma usina com o tamanho da Suíça ou com um terço do Deserto de Mojave. Este avanço pode ser um passo significativo para um mundo mais sustentável.

Podemos concluir que o desenvolvimento do combustível neutro em carbono representa um grande progresso para a sustentabilidade global. A expansão dessa tecnologia pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ajudando a combater as mudanças climáticas.


Fontes: Science Daily; Phys.org.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO