Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

ChemStor: Engenheiros criam programa que orienta sobre mistura de produtos químicos

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 27/01/2020 2 min

ChemStor: Engenheiros criam programa que orienta sobre mistura de produtos químicos

por Larissa Fereguetti | 27/01/2020
Copiado!

Nas aulas de química do ensino médio (ou até mesmo assistindo Breaking Bad), a gente aprende que não pode misturar alguns produtos químicos, pois o resultado disso pode envolver desde uma simples fumaça a grandes explosões, incêndios e produtos tóxicos. O problema é que nem sempre sabemos tudo que não devemos misturar.

Oferecendo uma solução para esse problema, um grupo de engenheiros da Universidade da Califórnia – Riverside desenvolveu um programa chamado ChemStor. Esse programa de código aberto informa aos usuários se é ou não seguro misturar alguns produtos químicos.

Como funciona o ChemStor?

O programa usa grafos nos quais os recursos organizados de acordo com uma regra de cor. Segundo Jason Ott, estudante de doutorado em ciência da computação e um dos autores, dois nós que compartilham uma aresta não têm a mesma cor.

grafo com nós coloridos para nós conectados ChemStor
Grafo com nós coloridos para nós conectados. Imagem: phys.org

William Grover, outro autor do estudo, afirma que a ideia veio de mapas. No mapa dos Estados Unidos, por exemplo, dois estados adjacentes não são da mesma cor, de modo que é fácil distingui-los.

O ChemStor usa uma biblioteca da Agência de Proteção Ambiental Norte Americana, a EPA (Environmental Protection Agency). Nela, há cerca de 9.800 químicos organizados em grupos de reatividade. O programa cria um grafo de interação com base nesses grupos de reatividade e calcula o menor número de cores necessário para colorir o grafo, de modo que dois produtos que possam reagir não compartilhem a mesma cor.

Em seguida, o ChemStor junta todos os produtos de mesma cor em um recipiente. Produtos com a mesma cor podem ser armazenados juntos, visto que não regem. Por outro lado, produtos químicos de cores diferentes devem ser mantidos separadamente. Quando dois produtos podem ser armazenados juntos sem oferecer risco, a combinação é considerada segura.

Imagem ilustrativa demonstrando que não é seguro misturar ácido nítrico e acetona em um mesmo recipiente
Imagem ilustrativa demonstrando que não é seguro misturar ácido nítrico e acetona em um mesmo recipiente

Segundo a Universidade da Califórnia, William Grover já sofreu um incêndio causado por produtos químicos incompatíveis em seu laboratório durante a graduação. Para ele, o ChemStor seria uma segurança adicional aos protocolos de armazenamento já usados em laboratórios.

Perspectivas do programa

Até o momento, o ChemStor está limitado a uma interface de linha de comando. O usuário deve inserir manualmente os produtos químicos e a quantidade de espaço de armazenamento no computador.

Em breve, ele deve estar mais fácil de usar, interagir com outros programas e também disponível para smartphones, usando a câmera para coletar informações e assistentes de voz digitais. O código do programa é aberto e ele está disponível no GitHub (neste link). A pesquisa completa foi publicada no Journal of Chemical Information and Modeling.

Fontes: University of California – Riverside; Phys.org

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários