Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Sustentável, casa espiral com telhado verde propõe total interação com a natureza

por Gabriela Glette | 06/01/2021

O projeto faz referência às moradias locais da ilha Awaji, que são feitas de madeira e revestidas de terra

Construída na Ilha Awaji, em Hyogo, no Japão, tudo o que um casal queria era ter uma casa que representasse a família em crescimento e oferecesse uma total interação com a natureza em volta. Como resultado, o escritório japonês Ryuichi Ashizawa Architects & Associates projetou esta incrível casa em espiral com telhado verde.

casa em espiral com telhado verde, vista frontal
O telhado verde também ajuda a refrescar a casa. Imagem: Kaori Ichikawa

Sustentável e cercada de vegetação por todos os lados, a Spiral Garden (casa espiral) foi construída em terra e madeira local, o que demostra a preocupação dos moradores com o meio ambiente. O telhado é sustentado por vigas de madeira e cada parte da construção de madeira foi entalhada à mão por carpinteiros.

casa em espiral com telhado verde imagem durante a construção
Imagem: Kaori Ichikawa

Com o objetivo de valorizar técnicas de construção japonesas, quase tudo na casa foi construído através de técnicas ancestrais, como por exemplo o chão, feito a partir de um método conhecido como Tataki, que utiliza madeira batida como revestimento. Já as paredes são feitas de malha de bambu trançada e acabamentos de terra, para ajudar a armazenar o calor e controlar a umidade.

interior da casa com telhado espiral
Imagem: Kaori Ichikawa

Com janelas por todos os lados e uma claraboia que pode ser aberta, a casa aproveita o máximo possível de iluminação e ventilação natural, evitando o uso de eletricidade e refrigeração. Mas o mais incrível é o teto verde em espiral, que permite com que os moradores passeiem por ele e cultivem suas plantas.

interior da casa com telhado espiral
Imagem: Kaori Ichikawa

Isto sem contar que o escorregador verde ajuda no resfriamento da casa e oferece mais autonomia, já que a água da chuva irriga a vegetação e o excesso serve como reservatório. O terreno ainda possui uma horta em espiral, forno ao ar livre e banheiro seco.

interior da casa com telhado espiral
As paredes são feitas de malha de bambu trançada. Imagem: Kaori Ichikawa

Aqui no ocidente, nós não estamos acostumados a ver casas como esta. Apesar de causar estranheza, no entanto, os arquitetos explicam que o projeto da casa espiral faz referência às moradias locais da ilha Awaji, que são feitas de madeira e revestidas de terra e se parecem com as casas primitivas.

mulher sentada no jardim da casa
Imagem: Kaori Ichikawa
vista do teto espiral
A clarabóia pode permanecer aberta ou fechada. Imagem: Kaori Ichikawa
imagem da construção da residência
Imagem: Kaori Ichikawa
projeto da residência
Imagem: Kaori Ichikawa
imagem da construção da residência
Imagem: Kaori Ichikawa

Fonte: Ciclo Vivo

O que você achou dessa casa? Comente!

Comentários

Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.