Construção sustentável

Itens essenciais 

Nathalia Brogiatto   17/06/2022

Construção sustentável é um conceito da Engenharia Civil que está sendo cada vez mais usado em projetos. Mas para ser considerada uma “construção sustentável” tem de seguir alguns itens básicos! 

A poluição gerada pode ser reduzida através do melhor aproveitamento dos materiais; através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes; e separando as sobras da construção, reaproveitadas em outras obras ou recicladas. 

Redução de Lixo

O uso de materiais ecológicos é outro princípio da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado são várias as opções de materiais que podem ser usados. 

Materiais Ecológicos

A água das chuvas pode ser estocada em cisternas e caixas d’água e usada para nos vasos sanitários e mais. O desperdício é evitado com uso de encanamentos de maior resistência e torneiras mais modernas e efetivas. 

Reaproveitamento da Água 

São considerados Projetos Inteligentes os que aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, como, por exemplo, iluminação solar natural ou aquecimento. 

Projeto Inteligente 

A eficiência energética pode ser alcançada com o uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado). 

Otimização Energética