Engenharia 360

Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 26/05/2020 | Atualizado em 06/01/2023 3 min

Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão

por Rafael Panteri | 26/05/2020 | Atualizado em 06/01/2023
Engenharia 360

A maioria dos centros urbanos brasileiros apresentou um crescimento não planejado e acelerado. Em função disso, grandes cidades são sempre associadas a cenários caóticos, onde o crime e a confusão imperam. A organização no projeto de uma cidade é essencial para seu bem-estar e isso se mostra inquestionável quando analisamos Fujisawa SST.

Localizada a aproximadamente 50 quilômetros de Tóquio, a cidade inaugurada em 2014 possui um terreno de 180 mil metros quadrados. Com capacidade para até 1000 famílias, sua construção é um projeto da Panasonic com apoio de sete empresas japonesas e uma norte-americana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fujisawa SST é uma cidade inteligente. Isso quer dizer que apresenta diferentes tipos de sensores interligados para coletar dados e usá-los no gerenciamento de recursos. Desse modo, há uma otimização nas operações e serviços da cidade. Segundo os desenvolvedores, a intenção era "criar um conceito de comunidade inteligente baseado no conforto residencial, características regionais e padrões de vida futuros - levando em consideração aspectos como energia, segurança, mobilidade e bem-estar".

Energia

A cidade é coberta por inúmeros painéis solares que, juntos, são responsáveis por 30% do abastecimento local. O excedente é armazenado em baterias que, segundo o Diretor Geral da PanaHome Corporation, já apresentam uma reserva para três dias. Assim, em uma eventual emergência, os moradores poderão continuar suas vidas.

projeto Fujisawa SST casas com painéis solares
Imagem oficial: fujisawasst.com

A utilização de fontes renováveis em larga escala mostra resultados concretos - quando comparada com outras cidades, Fujisawa SST apresenta uma redução de 70% na emissão de C02 e de 30% no consumo de água.

Dentro das casas, a tecnologia também colabora com o meio ambiente. Além de todas as luzes serem do tipo LED, os moradores têm acesso a um portal (aplicativo) no qual é possível acompanhar em tempo real o consumo de água e eletricidade. Segundo uma residente da cidade, "ter acesso a esses dados é um fator motivacional para se tornar mais preocupado com o meio ambiente."

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aplicativo para acompanhar consumo de energia
Aplicativo para acompanhar consumo de energia (Imagem oficial: fujisawasst.com)

Segurança

A cidade apresenta um sistema de câmeras interligado que é acompanhado por uma equipe de vigilância 24 horas por dia. Segundo os moradores, esse sistema tranquiliza e respeita suas privacidades.

Sistema de segurança de Fujisawa
Sistema de segurança (Imagem oficial: fujisawasst.com)

Mobilidade

O sistema de mobilidade adotado pela cidade permite que os residentes compartilhem carros elétricos e bicicletas. Pelo mesmo aplicativo utilizado para acompanhar o gasto de energia, os moradores podem reservar o veículo e utiliza-lo com hora marcada.

A ideia nesse sistema é que os habitantes adotem uma vida mais ativa, alternando entre carro, bicicleta e caminhada. Assim eles não ficariam presos a um único tipo.

Carros disponíveis para os moradores de Fujisawa SST
Carros disponíveis para os moradores de Fujisawa SST (Imagem oficial: fujisawasst.com)

Veja Também: Olimpíadas 2020: Como o Japão fez para reorganizar um evento de escala global?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem-estar

O bem-estar dos cidadãos é muito importante para o funcionamento da cidade. Por isso, todo o mês a prefeitura organiza eventos interativos, como oficinas de artesanato e gincanas, para assim "criar um sentimento de união entre os moradores".

Nas ruas de Fujisawa SST não é possível observar postes e cabos elétricos suspensos. A rede elétrica é subterrânea com o intuito de deixar a cidade limpa visualmente.

Até o design urbano foi meticulosamente planejado. A disposição dos bloco residenciais foi feita de uma maneira que o vento circula melhor pela cidade e as casas recebem mais iluminação natural.

Oficina de artesanato na cidade de Fujisawa Japão
Oficina de artesanato (Imagem oficial: fujisawasst.com)

Futuro

A cidade teve uma enorme procura por parte de estrangeiros. E segundo a Panasonic, a intenção é levar a ideia para outras cidades do Japão e inclusive para outros países.

Gostaria de viver em uma cidade dessas? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja Também:

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo