Tem muita gente sonhando hoje em dia em adquirir um carro elétrico da Tesla, de Elon Musk. De fato, com a crise do petróleo, todas as tecnologias envolvendo a redução de combustíveis fósseis e uso de energias limpas passaram a estar em alta. Então, de repente, esse assunto varreu as mídias, dominando os principais portais de notícias, blogs, sites e redes sociais do ramo. Agora, pode ter certeza, já se falava em carros elétricos há 100 anos. Sabia disso?
Os carros elétricos do início do século XX
Você pode não acreditar, mas estima-se que, em 1901, 38% dos veículos eram elétricos, 40% eram movidos a vapor e 22% a gasolina, sem contar as carruagens puxadas a cavalos que ainda circulavam nas ruas. Em 1915, em Washington e Detroit, por exemplo, havia 1325 carros elétricos; enquanto em Chicago eram 4 mil e em Nova York 3,2 mil. Até a esposa do presidente dos Estados Unidos, naquela época, dirigia um elétrico, o modelo Baker Queen Victoria de dois lugares.


Quem eram os principais condutores desses carros?
Mulheres! Elas dominavam os volantes dos carros elétricos americanos no início do século XX. Adoravam essas máquinas por serem mais limpas, silenciosas e fáceis de dirigir. E, segundo a socialite de Denver Margaret Whitehead, que dirigia um Fritsche Electric, "(uma senhora) pode usar sem medo um vestido de tecido menos resistente e um calçado mais delicado, pois quando chegar ao destino estará imaculada e o penteado tão sereno como quando saiu de casa.".


Opiniões assim animavam os investidores dos projetos de carros elétricos. De fato, o mercado das concessionárias passou a considerar estes produtos como top de linha, que seriam muito vendidos. E ainda havia a imagem dos presidentes de anos posteriores, como Woodrow Wilson, que dirigiam carros elétricos, a exemplo do Milburn Light Electric, utilizado também pelo serviço secreto. Sem contar a esposa do político que dirigia o Baker Electric, em 1914.

Como eram carregados os carros elétricos do passado?
Ora bolas, como são recarregados os carros elétricos de hoje? Exatamente, em estações de recarga! A maioria delas estava instalada em concessionárias de automóveis. E Oliver Frichtle, o Elon Musk do começo do século XX, divulgava em publicidades que seus carros podiam percorrer longas distâncias com uma única carga de bateria.
Aliás, certa vez, Frichtle dirigiu um de seus carros da cidade de Lincoln, no Nebraska, até Nova York. Uma distância que dava 2,9 mil km nas condições de estradas da época e que ele fez em 29 dias, recarregando em concessionárias autorizadas a cada 90 km. Convencidos do potencial, até Thomas Edison e Henry Ford, que fabricavam carros a gasolina, adquiriram modelos da Detroit Electric para si. Ford, por exemplo, comprava um Detroit Electric a cada dois anos para sua esposa Clara.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Por que os carros elétricos do passado não "emplacaram"?
Tem que entender que a tecnologia dos carros elétricos evoluiu bastante no último século. Antes, os carros levavam muitas baterias de armazenamento, que tracionam as quatro rodas e quase eliminam a velocidade. Mas, não podemos duvidar, nem por um segundo, que os carros elétricos são os veículos do futuro!
É que, no início do século XX, o apelo para o uso dos carros a gasolina ganhou forma por conta da sua produção em massa, mais barata. E também, nos anos de 1920, houve o "boom" das descobertas e explorações de jazidas de petróleo, que deixou o preço do combustível mais acessível, levando os elétricos a praticamente desaparecer nos anos de 1930.

Então, podemos dizer que, se naquele momento da história os pesquisadores tivessem encontrado uma forma de baratear a tecnologia, teríamos uma realidade totalmente diferente hoje. Mesmo assim, por conta da urgência do momento, os carros elétricos voltaram com tudo e, com eles, os incentivos para produção de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, helicópteros e aviões, mais os eVTOLs, elétricos também!
Fontes: Gazeta do Povo.Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.