Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Cabo submarino do Google ligará São Paulo ao Rio de Janeiro

Imagem padrão usuário
por Nathalia Brogiatto
| 17/03/2016 2 min

Cabo submarino do Google ligará São Paulo ao Rio de Janeiro

por Nathalia Brogiatto | 17/03/2016
Copiado!

O Google resolveu conectar as duas maiores metrópoles brasileiras e vai construir um cabo submarino de fibra óptica que interligará os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. E o melhor, com tecnologia nacional.
Gerenciado pelo Google, o projeto será em parceria com a Padtec, empresa nacional de infraestrutura óptica terrestre, que tem sede Campinas (SP).
google-blog-da-engenharia2
A construção vai marcar a entrada do Brasil no mercado global de repetidores e cabos oceânicos de dados.
O cabo, que terá 390 quilômetros de extensão e ligará a Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, à Praia Grande, na Baixada Santista, é chamado de JÚNIOR.
Composto de oito pares de fibra e de três repetidores submarinos desenvolvidos pela Padtec, o JÚNIOR se interconectará com outros dois cabos oceânicos na região, ambos previamente anunciados pelo Google. O primeiro deles é o MONET, um cabo de 10 mil quilômetros que conectará Boca Raton, no estado americano da Flórida, a duas importantes cidades no litoral brasileiro, Fortaleza e Santos. O segundo é o TANNAT, que se estenderá por 2 mil quilômetros de Santos até Maldonado, no Uruguai.
google-blog-da-engenharia
O Júnior terá capacidade máxima de transmissão de 13 terabits por segundo (Tbps) – para efeito de comparação, a maior parte das conexões de banda larga fixa no Brasil têm velocidade entre 2 Mbps e 12 Mbps, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Juntos, o JÚNIOR, o MONET e o TANNAT irão ajudar a suprir a demanda ao ampliar a infraestrutura digital na América do Sul, tornando a transmissão de dados mais eficiente, veloz e segura.
O início da operação do sistema está previsto para o segundo semestre de 2017. O Google não revelou o valor investido.
Uma ótima notícia para esses tempos de crise, não é mesmo?

Copiado!
Imagem padrão usuário

Nathalia Brogiatto

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários