Engenharia 360

Reino Unido planeja Usina de Energia Gigante para aproveitar a Força das Marés

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/03/2024 4 min
Imagem de Liverpool City Regon Combined Authority reproduzida de New Atlas

Reino Unido planeja Usina de Energia Gigante para aproveitar a Força das Marés

por Redação 360 | 25/03/2024
Imagem de Liverpool City Regon Combined Authority reproduzida de New Atlas
Engenharia 360

Visando um destino mais verde, o Reino Unido planeja há alguns anos construir uma barragem de marés ligando as regiões de Wirral e Liverpool, na Inglaterra. Essa ambiciosa obra de engenharia de maremotriz deve revolucionar o panorama energético tanto local quanto global, servindo de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos ao redor do mundo. Além disso, sua história é exemplo de perseverança e visão de futuro. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Um sonho antigo prestes a se tornar realidade

Por gerações, os ingleses vêm ouvindo falar sobre os planos para a barragem de Mersey. Já na década de 1920, alguns teóricos cogitavam aproveitar as marés para a geração de energia. O assunto ganhou força novamente nos anos de 1980, com a realização de relatórios e estudos de viabilidade. No entanto, só depois de 2015 é que as ideias começaram a ser lançadas no papel e discussões mais concretas e políticas levaram ao andamento do projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pode-se dizer que as mudanças climáticas fizeram muitos perceberem a urgência para o encaminhamento de propostas e a necessidade de soluções de energia sustentável. Assim surgiu o plano Mersey Tidal Power!

Usina de Energia
Imagem de Liverpool City Regon Combined Authority reproduzida de BBC

Acordo de colaboração

Em determinado momento, no ano de 2022, foi decidido que Liverpool assinaria um acordo com a empresa estatal sul-coreana K-Water. A partir daí, a Autoridade Regional da Cidade começou finalmente a detalhar o projeto técnico para a barragem de Mersey, de geração de energia limpa e desenvolvimento sustentável. Além disso, foi requerido um apoio governamental substancial. Agora, parece que a única coisa que impede o começo das obras é a conclusão da análise de impacto ambiental.

Veja Também: Usina CopenHill: o mais incrível projeto de usina de geração de energia renovável

A proposta da barragem de marés Wirral-Liverpool

Mersey é um condado no noroeste da Inglaterra. Em sua região, há um rio chamado Mersey; o mesmo é ligado a uma conurbação pelo estuário de Mersey, centralizado ao lado de Liverpool. Cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas habitam a região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto Mersey Tidal Power prevê a construção de uma "parede". Essa estrutura gigante abrigaria 28 turbinas e comportas estrategicamente posicionadas, capturando a energia das marés subindo e descendo e transformando-a em eletricidade. No fim das contas, o sistema teria capacidade estimada de 700 MW. O potencial é de abastecer um milhão de lares por 120 anos, reduzindo significativamente a dependência de combustíveis fósseis de Liverpool.

Usina de Energia
Imagem de Liverpool City Regon Combined Authority reproduzida de New Atlas

Os engenheiros ainda propõem para Mersey um caminho dedicado para pedestres e ciclistas incorporado à própria barragem. Isso criaria um novo "corredor verde", permitindo que os residentes de Liverpool e Wirral cruzem o rio de forma mais segura.

Usina de Energia
Imagem de Liverpool City Regon Combined Authority reproduzida de New Atlas

No estágio inicial, a equipe do Mersey Tidal Power está colaborando com instalações de energia das marés já estabelecidas, como a Usina de Energia das Marés do Lago Sihwa na Coreia do Sul. Essa troca de conhecimento e expertise será crucial para otimizar o design e o desempenho da barragem.

Veja Também: Confira aqui as maiores usinas de energia de ondas do mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A perspectiva brilhante e verde para Liverpool

Os ingleses sabem muito bem que a usina de Mersey vai, quando concluída, não apenas iluminar as casas das pessoas em toda a região de Liverpool, mas criar uma conexão duradoura com Wirral. Ações preliminares à obra da barragem devem contribuir para mitigar riscos de inundações - outro grande benefício à população. Atualmente, o povo tem pressionado demais para que os planos sejam cumpridos e as novas gerações possam testemunhar o nascimento de uma nova era de inovação, sustentabilidade, equidade e progresso para os cidadãos do Reino Unido.

A nova usina de energia, que aproveitará a força das marés, deve ser, com toda certeza, uma criação emblemática para a história da Engenharia Estrutural, um marco em termos de energia renovável e infraestrutura urbana, símbolo da luta contra as mudanças climáticas. Esperamos que ela possa inspirar os novos engenheiros a sonharem alto e perseguirem um futuro melhor para todos!

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, New Atlas.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo