Engenharia 360

Avião americano da 2ª Guerra Mundial é encontrado no RN

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/06/2022 2 min

Avião americano da 2ª Guerra Mundial é encontrado no RN

por Redação 360 | 17/06/2022
Engenharia 360
Passados 80 anos, o hidroavião bimotor de nome Catalina, que desapareceu em 13 de junho de 1942 no litoral norte potiguar, na praia de Maracajú, no Rio Grande do Norte, foi encontrado. Na ocasião, ele se dirigia à base aérea de Parnamirim, onde soldados do Esquadrão 83 da Marinha Americana o aguardavam para a realização de operações relacionadas à Segunda Guerra Mundial; apenas três dos 10 passageiros sobreviveram.
History Channel 2
Imagem reproduzida de History Channel
Avião Catalina
Imagem reproduzida de Direita Online
Avião Catalina
Imagem reproduzida de Blog do Wilson Roque
Avião Catalina
Imagem reproduzida de TOK de HISTÓRIA
Avião Catalina
Imagem reproduzida de CATALINA, no Brasil

Só no início deste mês é que destroços do avião foram percebidos pelo mergulhador profissional Paul Bouffis, que ministrava um curso na região. Logo em seguida, ele informou o avistamento para o Centro Cultural Trampolim da Vitória, memorial que reúne fatos históricos sobre a presença americana no estado.

Avião Catalina
Imagem reproduzida de Aventuras na História – UOL

De acordo com relatório da época, “as condições de voo eram não-desejáveis, era de noite, não tinha luz, estava chovendo, teto baixo, visibilidade chegando a zero”. A queda do avião aconteceu por volta das 18h20, provavelmente por falha humana; o piloto se desorientou e voou para dentro d’água. Agora, a Marinha do Brasil já tem suas coordenadas para estudo do caso. Contudo, seguindo a lei americana, que diz que “onde teve um um acidente militar que alguém morreu, o local não pode ser mexido”, é provável que as partes do Catalina permanecerão intocadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Avião Catalina
Imagem reproduzida de G1

Veja Também:


Fontes: G1.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos: