Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Muita gente para pouca comida: China cria fazendas verticais para produção de alimentos [animais e vegetais]

por Simone Tagliani | 10/08/2021

A China possui quase 2 bilhões de pessoas em seu território. Pessoas que precisam comer! Por isso, está construindo fazendas verticais no país. Veja!

De acordo com registros internacionais, em 2019 a China já possuía uma população de 1,398 bilhão de habitantes – lembrando que, no mesmo ano, o nosso planeta bateu a marca de 7,674 bilhões de pessoas. Imagina suprir a necessidade de toda essa gente por habitação, saneamento, água, energia e, óbvio, alimento. Seria preciso criar fazendas verticais, pois a falta de espaço é muita no país!

produção de alimentos
Imagem extraída de Notícias ao Minuto

Estima-se que 50% da população chinesa (superior a 1 bilhão de pessoas) em breve estará vivendo em cidades, e não mais no campo. Por isso, não é espanto algum que a nação já comece a enfrentar uma crise de abastecimento – inclusive, é por isso que vemos tantas empresas chinesas interessadas no produto interno brasileiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, a China também é um país com altíssimo padrão tecnológico. Frequentemente, lemos muitas notícias falando sobre lançamentos de arranha-céus, por exemplo. Então, por que não usar esse conhecimento para resolver a questão de falta de alimento produzido dentro do território chinês? Bem, os engenheiros e arquitetos de lá pensaram nisso e eis a resposta: dois projetos de fazendas verticais que já estão sendo colocados em prática! Confira!

produção de alimentos
Imagem extraída de Folha – UOL

Dois exemplos de fazendas verticais na China

Para a produção de carne

Hoje, a China já possui a maior indústria de suinocultura do mundo, aproximadamente metade do plantel mundial. Mesmo assim, parece não ser o suficiente! Por isso, o governo planeja uma modernização em grande escala. A ideia é criar grandes complexos de produção para substituir, sobretudo, as pequenas fazendas. Outro motivo é aumentar o controle da qualidade de carne consumida no país – um desejo que se intensificou depois do surto de Peste Suína Africana dentro do seu território, em 2019.

De fato, esta é uma boa oportunidade de transformação do sistema de produção de alimentos na China!

produção de alimentos
Imagem extraída de The Ofy

A fazenda vertical mais alta

A empresa Zhong Xin Kaiwei e a empresa NetEase anunciaram a conclusão do projeto da fazenda vertical para suínos mais alta do mundo. Ela foi construída na província de Hubei, na China. Ela conta com 26 andares e já começará a sua produção em setembro de 2021. A ideia é atingir a marca de 1,2 milhão de cabeças ao ano, um volume dezenas de vezes maior que a capacidade da maioria das fazendas horizontais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

produção de alimentos
Imagem extraída de Central Locadora

Além dessa fazenda, há outras fazendas verticais também sendo construídas no país. Por exemplo, o conjunto de 21 prédios que começou a ser erguido em março deste ano pela empresa Muyuan Foods – que irá abrigar 84 mil matrizes e suas criações para produzir 2,1 milhões de suínos ao ano. Depois, o ambicioso projeto da Huawei Technologies Co envolvendo inteligência artificial e computação. E, por fim, os planos das empresas JD.com, NetEase e Alibaba Group Holding.

produção de alimentos
Imagem extraída de The Ofy

Para produção de vegetais

Agora vamos falar de outro segmento de produção de alimentos, que é o cultivo de hortaliças, verduras e mais. Já existem, ao redor do mundo, vários exemplos de hortas verticais, hortas urbanas, telhados verdes e mais. Mas o que está em pauta neste momento do nosso artigo são as fazendas verticais chinesas para a produção de vegetais.

Pois bem, nesta linha, podemos dar como exemplo o projeto assinado pelos arquitetos israelenses David Knafo e Tagit Klimo. Trata-se de um edifício projetado para a cidade de Wuhan, na China. Espera-se que o Agro-Housing este seja o primeiro a ter hortas em cada um dos andares, um passo à frente no conceito de prédio-verde.

produção de alimentos
Imagem extraída de ArchDaily
produção de alimentos
Imagem extraída de ArchDaily
produção de alimentos
Imagem extraída de ArchDaily
produção de alimentos
Imagem extraída de ArchDaily

Eu, particularmente, não como carne – sou vegetariana. Por isso, a notícia das fazendas verticais para produção de carne me assusta um pouco. Contudo, sabemos que muitas pessoas no mundo preferem ou mesmo necessitam de uma dieta que inclui a carne de animais. Mas o aumento dessa produção pode ser a causa de desmatamentos em nosso país. Então, imagina quanto projetos como esses poderiam contribuir para inibir a ação humana sobre áreas de florestas como a Amazônia. Reflita sobre isto!


Fontes: Canal Rural, Casa Abril, Cimento Itambe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.