360 Explica

Entenda como a Engenharia Reversa funciona dentro das engenharias

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 7 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem de Freepik

Compartilhe »

Imagine que você recebeu uma informação valiosa. Então, estuda esta informação e a adapta para resolver algo que precisava para a sua vida. Lembrando que a mensagem original não era sua, mas de outra pessoa. Complicado, não? Mas esse passo a passo mais ou menos combina com o conceito que trouxemos para debater neste texto. Afinal, o que é Engenharia Reversa? Veja a seguir!

A história por trás de tudo

Antes de falar sobre o significado de 'Engenharia Reversa', é interessante como esse conceito surgiu. Bem, dizem os especialistas que tudo começou com a Segunda Guerra Mundial, quando o exército do Japão fez estudos aprofundados das tecnologias utilizadas pelos inimigos. Essa decisão era arriscada, mas necessária, pois os técnicos do país precisavam agir rápido para entender os procedimentos que ainda não conheciam e precisariam enfrentar. E eles entenderam bem boa parte das informações, embora tenham perdido a guerra. Para finalizar, anos depois, eles adaptaram os conceitos pesquisados para o desenvolvimento de sistemas e softwares para a resolução de problemas cotidianos no meio corporativo e pessoal.

Desconstruindo ideias na Engenharia Reversa

'Engenharia Reversa'! Como o próprio nome já diz, trata-se de pegar um modelo de planejamento e reverter para outro sistema, objeto ou dispositivo. E isso só pode ser feito por pesquisadores que sabem como destrinchar ideias até compreender como poderiam funcionar, se forma simplificada, em uma nova função, estrutura ou operação. O legal é tentar explicar como isso é feito! Bem, primeiro é preciso ter um exemplar do modelo original. Depois, desmontar para entender como dá certo - mais ou menos o que sempre pensamos em fazer se pudéssemos colocar as mãos em uma nave alienígena.

A saber, o conceito da Engenharia Reversa é utilizado em práticas de pesquisas em diversos cursos de Engenharia, sobretudo ligados ao setor de Tecnologia da Informação (TI).

engenharia reversa
Imagem reproduzida de Medium

Veja Também: Entendendo o cérebro através da Engenharia reversa

A Engenharia Reversa nos negócios

Sim, a Engenharia Reversa pode ajudar nos negócios das empresas; e é óbvio que você já tenha percebido isso se acompanha as transformações digitais e a renovação das tendências tecnológicas do mercado. Sabe aquele ditado "nada se cria, tudo se transforma" ou "nada se cria, tudo se copia"? Pois é quase isso que acontece diversas vezes antes de vermos um produto sendo lançado. Pode ser que isso seja uma concorrência desleal, mas digamos que faz parte do "jogo"! Se bem que, olhando para outro lado, sob o ponto de vista econômico, essa prática garante um avanço das tecnologias com menos investimento e incentiva que as leis que protegem os direitos autorais e intelectuais.

Engenharia de software EAD
Imagem de StockSnap por Pixabay

Exemplos práticos

Na prática, os pesquisadores investigam programas de computador e desmontam dispositivos, componentes, equipamentos e mais. E o que fazem com isso? Usam os dados em procedimentos de manutenção, desenvolvimento de novos softwares, programação para repetição de tarefas em fábricas, duplicação de modelos, exportação de possibilidade de personalização e otimização, entre outras coisas. Mas isso tudo não deve ser sinônimo de cópia, certo? É possível utilizar o sistema próprio da empresa, corrigindo os erros para aumentar a segurança a tempo de evitar consequências graves. Isso é o que, por exemplo, os fabricantes de aparelhos médicos, carros, aeronaves e celulares costumam fazer.

engenharia reversa
Imagem reproduzida de RESCANM

Então, já viu outros exemplos de tecnologia de Engenharia Reversa, na prática? Compartilhe conosco nos comentários!


Fontes: Cronapp Blog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO