Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Autodesk AutoCAD: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 31/08/2020
Copiado!

Conheça mais sobre um dos programas mais famosos do mundo da arquitetura e engenharia!

O Autodesk AutoCAD é um dos softwares mais conhecidos no universo da arquitetura e engenharia. Foi desenvolvido para facilitar e deixar ainda mais preciso os projetos de construção civil.

Desenvolvido pela empresa americana Autodesk, a qual produz softwares de design e conteúdo digital, tornou-se uma das principais marcas do ramo em escala mundial.

O que acha de conhecer mais sobre o AutoCAD, suas funcionalidades e licenças profissionais e acadêmicas? Acompanhe o artigo!

O que é o Autodesk AutoCAD?

O Autodesk AutoCAD é um software CAD, principalmente utilizado por profissionais do ramo da construção, conforme evidenciamos anteriormente.

Uma vantagem é que o AutoCAD cria desenhos 2D e 3D com alta precisão, por isso é um dos mais requisitados no mundo todo, até mesmo pelas grandes corporações do segmento.

Trata-se de um programa completo, o qual facilita e automatiza processos, gerando ganho de tempo, diminuição de custos e simplificação nas ações. Possui qualidade gráfica surpreendente na finalização dos desenhos.

imagem ilustratica de tela do autocad autodesk com aplicativos

Aplicações na Engenharia

O software Autodesk AutoCAD pode ser muito útil para vários ramos da engenharia, apesar de ser mais conhecido nas funcionalidades para a arquitetura. Suas aplicações, em qualquer um dos casos, costumam facilitar muito a vida dos profissionais.

Pode ser utilizado na criação de projetos de desenho técnico em 2D e modelagem 3D. Além disso, conta com comandos de análise de superfícies, dimensionamento inteligente, biblioteca de materiais, entre outras aplicabilidades.

Possui uma gama de recursos que irão ajudar ainda mais os profissionais a desenvolverem grandes projetos e aplicar todo seu conhecimento através dessa ferramenta. Dentre alguns recursos estão:

  • Automatização de plantas de piso, elevações e seções;
  • O profissional pode desenhar tubulações, dutos e circuitos com rapidez e facilidade com a biblioteca de peças;
  • É possível a geração automáticas de anotações, camadas, agendamentos, listas e tabelas;
  • Acesse o AutoCAD de qualquer lugar, pois ele pode ser acessado por dispositivos móveis inclusos;
  • Possibilidade de inclusão de paredes, portas e janelas, entre outras funções.

O AutoDesk AutoCAD, a saber, ainda pode incluir ferramentas de softwares específicos da Autodesk, ajudando ainda mais a vida dos engenheiros.

imagem de planta de estádio de futebol feita no autocad

Comparação do Autodesk AutoCAD com concorrentes

O AutoCAD concorre com alguns programas do mercado. Ainda que não façam tanto sucesso com ele, apresentam qualidade similar. Elencamos os principais abaixo.

Revit

O software Revit também é desenvolvido pela Autodesk e vai além da modelagem 3D. Ele pode fazer um projeto completo em 3D. Além disso, o Revit possui a tecnologia BIM – Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção, que integra outros componentes e informações, proporcionando ainda mais agilidade ao projeto.

Vectorworks

O software assim como o AutoCAD também trabalha com a criação de projetos em 2D e 3D. É considerado um programa versátil, além de permitir a modelagem de informação com total liberdade para o usuário.

Leia mais sobre o Vectorworks aqui.

Licenças para estudantes e profissionais

A Autodesk trabalha com diversos tipos de licenças, variando de acordo com cada público.

Para estudantes, por exemplo, é disponibilizado o programa AutoCAD gratuito pelo período de um ano. Depois disso passa a ser pago. No entanto, já é uma boa ajuda para realizar trabalhos acadêmicos. Veja como funciona aqui.

Também há uma licença gratuita para testes, com tempo limitado de um mês, destinada a quem deseja conhecer mais sobre o software. Caso você esteja em dúvidas sobre a real utilidade do AutoCAD para sua vida profissional, vale a pena experimentar essa versão.

Além disso, pode ser bacana para criar algum projeto rápido, como por exemplo, a planta de sua casa própria, dentro de 30 dias. Saiba mais sobre a versão gratuita por 30 dias.

A Autodesk também possui a cartela de versões pagas, incluindo com planos de descontos, dependendo do tempo de utilização. Essa é uma dica para profissionais que atuam no mercado, conhecem bem o programa e precisam dele para a realização de projetos. Conheça mais aqui.

Clique aqui e confira nossos cursos de AutoCAD!

E então, gostou de conhecer mais sobre o Autodesk AutoCAD? Esperamos que sim! Volte mais vezes para ficar por dentro de outros programas voltados para engenharia 😉

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários