Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Construção Civil: adaptações e cuidados nos canteiros de obra durante a pandemia

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 31/07/2020
Copiado!

Adaptações e cuidados são empregados nos canteiros de obras durante a pandemia com o objetivo de minimizar o contágio do novo coronavírus

Cá estamos, quatro meses após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, e o setor da construção civil, assim como outros setores considerados essenciais, não parou nos últimos meses.

Cerca de 88% das obras continuaram em andamento desde o início da pandemia e, com a covid-19, veio a necessidade de adaptações e cuidados nos canteiros de obras.

Essas mudanças vieram com o intuito de conter a disseminação da doença e garantir a saúde dos trabalhadores e familiares, tornando a continuidade do trabalho nesses locais mais segura para todos

Canteiro de Obras
Imagem: Josue Isai Ramos Figueroa via Unsplash

Em 14 de abril deste ano, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulgou orientações gerais e específicas para alguns setores, como o da construção civil, referente a cuidados e orientações para trabalhadores e empregadores desse setor durante pandemia.

O documento, que pode ser acessado clicando aqui, menciona a necessidade de prevenção ao novo coronavírus e o achatamento da curva de contágio. Dessa forma, ele orienta medidas a serem tomadas pelo setor da construção civil, prevendo a diminuição do contágio e mantendo os empregos e a atividade econômica do setor.

A primeira medida a ser adotada, não somente pelo setor da construção civil, foi a identificação de funções que possibilitam a realização de suas atividades por meio do trabalho remoto, o famoso Home Office.

Desse modo, os funcionários que trabalham nos escritórios, por exemplo, passam a trabalhar de forma remota diminuindo o número de pessoas que circulam nos canteiros e evitando a formação de aglomerações.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, aconselha-se a definição de turnos diferenciados de trabalho, para não só diminuir número de pessoas no canteiro como também durante o deslocamento em transportes coletivos.

Home Office
Imagem: Michael Soledad via Unsplash

Separamos outras medidas recomendadas e que têm sido empregadas nos canteiros de obras:

  • Emitir comunicados sobre evitar contatos muito próximos;
  • Incentivo e informação refente ao uso correto de máscaras;
  • Procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão e/ou uso de álcool 70%. Sendo dever da empresa disponibilizar esses materiais para os funcionários, assim como toalhas de papel;
  • Uso e higienização de equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Higienização constante dos ambientes de uso comum com uso de sanitizante ou solução de hipoclorito;
  • Recomendação que cada ambiente possua álcool 70% disponível para os funcionários e de fácil acesso;
  • Restringir a entrada e circulação de pessoas que não trabalham no canteiro de obras;
  • Criação e identificação de protocolos e encaminhamento de trabalhadores com suspeita do vírus;
  • Evitar compartilhamento de utensílios de uso pessoal.
  • Manter os ambientes arejados e evitar aglomerações, mantendo a distância de no mínimo um metro entre os trabalhadores;
  • Recomendação de que os trabalhadores levem refeições de casa ou que a empresa forneça marmitas ou similares;
  • Férias individuais ou coletivas aos funcionários que se enquadrem nos grupos de risco;
  • Medição da temperatura dos funcionários ao chegar no caneiro de obras.
Cuidados durante a pandemia
Tai’s Captures via Unsplash

Muitas dessas medidas mencionadas não são aplicadas somente no canteiro de obras, algumas delas já estamos familiarizados através do meio em que convivemos, comércios e até mesmo dentro de nossas próprias casas.

É muito importante que todas essas medidas e ainda outras que não foram aqui mencionadas, sejam respeitadas, não somente pelo setor da construção civil, para que a contaminação pelo Covid-19 diminua e consigamos atravessar essa pandemia e então alcançar o tão almejado fim dessa quarentena.

Caso queira saber mais sobre os efeitos da pandemia sobre o setor da construção civil acesse nossa matéria “O impacto da pandemia na construção civil: como o setor retoma o crescimento“.

Logo abaixo seguem outras de nossas matérias relacionadas:

O que achou da matéria? Essas medidas têm sido colocadas em prática na sua empresa ou na empresa onde você trabalha? Como você enxerga o mercado da construção civil durante a pandemia?

Fontes: Jornal Contábil , Mobuss Construção , SECONCI , Conexão Trabalho.

Copiado!
Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil ,pesquisadora , sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Mestranda em Engenharia Geotécnica, Pós-graduanda no MBA em Gestão e Engenharia de Custos e Pós-graduanda no MBA em Gerenciamento de Obras.Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram.

Comentários