Engenharia 360

Produção de energia solar no Brasil cresce expressivamente em 2022 [entenda por quê]

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Produção de energia solar no Brasil cresce expressivamente em 2022 [entenda por quê]

por Redação 360 | 12/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Desde o ano de 2020, a escassez de água no Brasil tomou proporções muito alarmantes. O que acontece aqui é um reflexo do que acontece no mundo, pois estamos enfrentando juntos uma mudança climática, em parte em função das transformações do próprio planeta e em parte em função das ações humanas. Acontece que a crise hídrica acaba impactando na produção de energia elétrica, por exemplo – via hidroelétricas, usinas eólicas, usinas de placas solares, e mais.

Como se o problema já não fosse complexo o suficiente, nosso país está bastante atrasado em seus planos de ampliação de produção de energia, sobretudo apostando em tecnologias como de usinas eólicas, usinas nucleares e usinas de painéis solares. Mas, por outro lado, a instalação de painéis solares em residências, comércios e indústrias vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Inclusive, o volume de energia produzida por estes painéis representa 4,3% de todo o consumo do mercado regulado – total de 42.600 MW -, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

miniusinas solares | energia solar
Imagem reproduzida de SolarTech – Painéis de Energia Solar

Veja Também: Rastreadores solares: o que são?

A ampliação da matriz nacional pelas miniusinas solares

Claro que ainda é proporcionalmente pequena a quantidade de unidades com miniusinas solares; mesmo assim, já está impactando o mercado das distribuidoras. Por hora, os números apresentam um crescimento de 80% na comparação anual. Alguns especialistas comparam o avanço à capacidade atual da usina Belo Monte, no Pará, a maior hidrelétrica brasileira.

Pelo que tudo indica, a adoção da tecnologia está mesmo acelerada em nosso território. Poucos anos atrás a produção não passava de 1 GW e agora já atingimos 11.315 MW. Não é impressionante?! Isso pode significar que, finalmente, a nossa sociedade está mais sustentável ou… sim, o bolso está mesmo sentindo demais a conta de luz, fazendo as pessoas temerem demais o futuro.

Agora, esses números são empolgantes, mas, definitivamente, não representam a nossa salvação! Seria muito bom se o governo federal incentivasse ainda mais o uso dessa tecnologia e, além disso, buscasse mais parcerias para a construção de grandes complexos de fazendas solares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

miniusinas solares
Imagem reproduzida de Blog Blue Sol

Veja Também: Conheça as principais usinas solares do Brasil

O lançamento do marco regulatório da energia solar no Brasil

A boa notícia é que desde janeiro deste ano, o Brasil ganhou um marco regulatório que está impulsionando a adesão de consumidores à tecnologia de placas solares; esses benefícios serão estendidos até pelo menos o início de 2023. Um deles é que o consumidor/gerador recebe um crédito na conta de luz pelo saldo positivo de energia gerada, e também não é preciso fazer o pagamento de qualquer tarifa de uso do sistema de distribuição. A saber, um plano semelhante tem sido posto em prática na Europa e Índia, e, por lá, tem dado certo!

miniusinas solares
Imagem reproduzida de Brasil 61

Precisamos citar o lado ‘B’ dessa história, que é o que ocorre com as concessionárias quando há o aumento de produção de energia elétrica por meio de miniusinas solares. Nesse cenário, as empresas ficam sobrecontratadas, ou seja, tendo que arcar com custos de muitas tarifas – que é o básico para a rede funcionar para todos.


Fontes: Globo Rural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo