Ao contrário do que muitos pensam, a energia solar fotovoltaica pode ser gerada tanto em escala residencial/comercial/industrial, normalmente abastecendo aquele local e alimentando a rede de distribuição com o restante, como também pode ser gerada em usinas e fornecida por meio de uma rede de distribuição. Quem faz essa última função são as usinas solares.
A energia solar está em ascensão no país e, nos últimos anos, a geração de energia por meio dessa fonte deu um salto gigantesco. Foram várias novas usinas instaladas no território nacional e o mais impressionante é que muita gente nem mesmo sabe que elas existem. Pensando em corrigir isso, nós separamos esta lista com as principais usinas solares do Brasil.
Principais usinas solares do Brasil
Usina Solar Pirapora
Esta usina fica no município de mesmo nome, Pirapora, localizado em Minas Gerais. No total, seu terreno equivale a 1.500 campos de futebol. São 1.235.070 painéis solares que compõem a maior usina fotovoltaica da América Latina, com capacidade de gerar 321MW de energia. A usina é operada pela francesa Energies Nouvelles (80% da usina).
Os módulos solares estão fixos a 1,2 metros do solo e acompanham a posição do Sol durante o dia. Segundo a própria Energies Nouvelles, a capacidade da usina permite alimentar, anualmente, 420.000 residências. O investimento do parque fotovoltaico foi estimado em mais de 2 bilhões de reais. Os painéis foram produzidos em São Paulo e saíram com um custo maior que se tivessem sido fabricados na China, mas essa foi uma condição para o financiamento do BNDES.
Usina Solar Nova Olinda
Localizada na cidade de Ribeira do Piauí (no Piauí), esta usina já foi a maior da América Latina, mas foi superada pela de Pirapora. Ela tem área de 690 hectares (cerca de 700 campos de futebol) e conta com 930 mil placas solares. Sua capacidade é de 292MW.
A energia captada vai para a estação no município de São João do Piauí, que fica ao lado. Essa energia alimenta 300 mil famílias. O investimento foi de cerca de 1 bilhão de reais, feito pela italiana Enel Green Power.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Usina Solar Ituverava
A Usina Solar de Ituverava fica em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. Sua capacidade de 254MW resulta em uma produção anual de energia estimada em 500GWh. Esse valor pode abastecer cerca de 268 mil famílias. No total, são 850 mil painéis em uma área de 579 hectares.
Complexo Solar Apodi
Localizado em Quixeré, no Ceará, este complexo possui uma capacidade de 162 MW. No total, são 160 mil residências atendidas pela usina. Há 500 painéis solares instalados. O custo total do complexo foi de 700 milhões de reais.
Complexo Solar Lapa
O Complexo Solar Lapa é composto por duas plantas: a de Bom Jesus da Lapa com capacidade de 80MW, e a Lapa, com capacidade de 78MW, ambas no município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. No total, a capacidade é de 158MW, que pode abastecer 166 mil residências por ano. O complexo pertence à Enel Green Power e o investimento foi de cerca de 630 milhões de reais.
Complexo Solar Guaimbê
Este complexo fica na cidade de Guaimbê, em São Paulo. Ele possui 550 mil placas solares, em uma área de 237 hectares, e sua capacidade é de 150MW. O complexo foi adquirido pela AES Tietê em 2018 e o investimento foi de 607 milhões de reais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO