A energia solar, mais especificamente a fotovoltaica, vem sendo cada vez mais utilizada por ser uma forma rápida e relativamente barata de geração de eletricidade. Essa versatilidade faz com que seja possível um ciclo de redução de preços conforme a tecnologia fique mais barata e a produção aumente. Saiba mais sobre esse assunto no texto a seguir!
O que são rastreadores solares?
Uma das formas de se aumentar a eficiência dos painéis solares é a instalação de rastreadores solares ou solar trackers, mecanismos capazes de seguir o movimento do Sol. Esse movimento é importante para que as placas fiquem sempre o mais perpendiculares possível aos raios solares, aproveitando melhor a energia luminosa recebida.
Trajetória do Sol
Como percebemos, o Sol descreve um movimento de arco no céu - mais acentuado na linha do equador e cada vez mais sutil conforme chegamos nos polos. Isso também muda conforme o passar dos meses. Esse trajeto ocorre principalmente por conta do movimento de rotação da Terra e de sua inclinação (aproximadamente 23,45°), além de seu movimento de translação.
Devido a esse movimento, dificilmente os raios solares estão perpendiculares em placas estáticas. Isso faz com que alguma energia seja perdida, dado que a luz atinge os painéis com um certo ângulo.
Funcionamento
Para encontrar a posição exata do Sol, um dos meios mais comuns é a utilização de sensores LDRs (Light Dependent Resistor), que verificam sempre onde está a máxima luminosidade. Também é possível encontrar essa posição através de algoritmos, compostos por equações que descrevem esse movimento. A saber, motores ou atuadores elétricos e sensores são responsáveis pelo movimento e precisão da posição dos painéis!
Tipos
Os rastreadores possuem formas diferentes de construção, podendo ser de dois eixos (full tracking), onde o sistema segue o Sol completamente, tendo 100% de perpendicularidade, ou de um eixo, podendo ser polar, horizontal Norte-Sul ou horizontal Leste-Oeste.
E devemos considerar que, embora os sistemas full tracking sejam mais eficientes, também são os mais caros devido à sua construção.
Eficiência e custo
Alguns estudos mostram que é possível aumentar a eficiência de um painel em 50% para trackers de dois eixos e 20% para um eixo, cerca de. Porém, temos também que considerar o custo de investimento, manutenção e o consumo de energia elétrica do sistema. O aumento no preço de investimento é de cerca de 61% para full tracking contra 38% para sistemas de um eixo, não considerando manutenção e consumo.
Por conta de custos de investimentos um pouco elevados, os rastreadores são encontrados mais comumente em usinas solares. A quantidade de placas instaladas torna o investimento mais atrativo, isso devido aos mecanismos alcançarem mais placas, tendo uma taxa menor de consumo e de manutenção.
Outro detalhe é que apesar de um ganho menor, os rastreadores de um eixo tornam-se mais eficientes por conta de sua construção mais simples, sendo mais aplicado nesse tipo de instalação.
O que achou dessa tecnologia? Gostaria de saber mais detalhes sobre ela? Se sim, escreva para nós nos comentários!
Fontes: Solar Energy Engineering. Processes and Systems - Soteris Kalogirou; Portal Solar.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.