A história do Brasil é marcada pela construção de diversas fortificações, muitas delas ainda preservadas e abertas à visitação. Estes fortes, erguidos em locais estratégicos, são considerados importantes pontos turísticos e atraem muitos interessados em arquitetura e engenharia, especialmente aqueles interessados em estudar a herança arquitetônica deixada pelos colonizadores, sobretudo portugueses, que construíram esses fortes para se protegerem de invasores, como holandeses, franceses e piratas.
Ficou curioso para conhecer alguns exemplares? Então, faça uma viagem ao passado, com o 360 através da lista a seguir!
Forte de Santo Antônio da Barra
Este forte em Salvador, Bahia, é um dos principais atrativos turísticos da cidade, atraindo tanto locais quanto visitantes para contemplar o pôr do sol. Construída em torno de 1536, a obra é considerada uma das mais antigas estruturas militares do Brasil. Em 1698, foi adicionado um farol, o Farol da Barra, sendo o primeiro da América do Sul, que continua a orientar as embarcações até os dias de hoje. Durante a luta contra os holandeses, a fortaleza desempenhou um papel fundamental. Hoje, ela abriga o Museu Náutico da Bahia, com visitas monitoradas disponíveis para os visitantes.
Fortes São Diogo e Santa Maria
Estes fortes, localizados no Porto da Barra, também na Bahia, eram parte da tríade defensiva do estado, em 1638, ajudando a repelir uma invasão holandesa liderada por Maurício de Nassau. Em 2016, ambas as estruturas foram revitalizadas, incluindo projeções noturnas, exposições permanentes e interativas, como a do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger no Forte de Santo Antônio e do artista plástico Carybé na Fortaleza da Barra. As duas arquiteturas podem ser exploradas juntas com apenas um ingresso.
Forte São Marcelo
Ainda na Bahia, este forte, também conhecido como Forte do Mar, em Salvador, é o único forte circular do Brasil. Foi construído em 1623 e sua forma cilíndrica foi inspirada no Forte de São Lourenço do Bugio, localizado na foz do rio Tejo, próximo à Vila de Oeiras, em Portugal, que possui uma forma similar.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios
Em Fernando de Noronha, a fortaleza oferece uma vista deslumbrante do Morro do Pico, da Vila dos Remédios e de algumas praias. Ela foi construída no século XVIII, sendo a maior fortificação implantada pelos portugueses e erguida sobre um antigo reduto holandês. Durante sua história, o forte funcionou como presídio comum e político entre a década de 30 e 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como abrigo para soldados americanos. Atualmente, ele é tombado pelo IPHAN e suas ruínas foram preservadas, abertas para visitação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, este forte foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro durante os períodos de colônia e império brasileiro. Ele era a única fortificação na região, pois o Forte de Copacabana ainda não existia naquela época. Com uma arquitetura imponente e preservada, a fortaleza atrai cerca de dois mil visitantes por mês, sendo o segundo ponto turístico mais visitado do município. O último disparo do forte foi realizado em 1955.
Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana, que completou seus 100 anos em junho de 2017, é um dos ícones da praia mais famosa do Brasil. Inaugurado como a mais poderosa fortificação do continente, o local tem uma história rica e ativa no país. Em 1922, foi cenário do episódio conhecido como Levante dos 18 do Forte. Serviu como prisão para o presidente Washington Luís durante a Revolução de 1930. Em 1964, recebeu reuniões que levaram ao golpe militar. Hoje, é um destino turístico com atrações como o Museu Histórico, o Café do Forte (filial da tradicional Confeitaria Colombo) e eventos culturais gratuitos, além de uma vista deslumbrante.
Forte de São José da Ponta Grossa
Perto da famosa praia de Jurerê, no norte da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, o forte oferece vistas da praia da Daniela e do lado continental da capital catarinense. Com uma arquitetura harmoniosa, o conjunto fortificado cercado por muralhas inclui a Casa do Comandante, o Paiol de Pólvora e a capela de São José. Muito bem preservado, foi restaurado entre os anos 70 e 90 pelo IPHAN e pela UFSC. Durante as escavações arqueológicas, vários artefatos foram encontrados e hoje fazem parte de uma exposição permanente aberta ao público.
Forte de São Mateus
Em Cabo Frio, Rio de Janeiro, este forte está localizado na praia mais badalada da cidade, sendo o monumento mais antigo da Região dos Lagos, data de 1620. Com fácil acesso e aberto à visitação, oferece uma vista deslumbrante da paisagem, incluindo a orla da praia do Forte, o Canal e a Ilha do Japonês. Ainda preservando os canhões originais usados para proteger os portugueses das invasões inimigas, o local também abriga uma exposição de obras de artistas locais na antiga Casa dos Guardas, transformada em um espaço cultural.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Forte dos Reis Magos
Agora um exemplar de Natal, no Rio Grande do Norte. Este forte foi construído em 1598 sendo conhecido por sua arquitetura singular em formato de estrela. É um dos principais cartões-postais da cidade. Dentro da sua construção, os visitantes podem ver os canhões restaurados, a capela com poço de água doce, os alojamentos e as torres de observação com vista para o encontro do mar com o rio Potengi. Tal arquitetura está aberta para visitação diariamente. Curiosamente, em 1633, ela foi invadida pelos holandeses, apesar de sua forte defesa; os portugueses só conseguiram retomar o controle do forte anos mais tarde.
Forte das Cinco Pontas
Localizado em Pernambuco, estrategicamente nos arredores do encontro do rio Capibaribe com o mar, o Forte foi construído em 1630 pelos holandeses. Apesar de sua estrutura original ter sido perdida durante uma restauração no século XVII, o local foi tomado por tropas portuguesas em 1654 e usado como presídio e batalhão do Esquadrão de Cavalaria. Atualmente, o Forte oferece visitas guiadas que incluem um tour pela fortaleza e também pelo Museu da Cidade, que está sediado no espaço e exibe mapas, fotos e documentos históricos.
Forte Orange
Mais uma vez em Pernambuco, agora na Ilha de Itamaracá, esta fortaleza é um exemplo da arquitetura holandesa na região. Originalmente construída pelos holandeses, foi ocupada pelos portugueses e passou a ser chamada pelo nome atual. Atualmente, está em processo de restauração, prometendo revelar vestígios da construção original escondidos sob a fortificação portuguesa. Além disso, oferece uma bela vista da Coroa do Avião, uma ilhota acessível por barco na praia do Forte Orange. Após as obras, será possível visitar e contemplar essa rica história e arquitetura.
Forte São João de Bertioga
Por fim, em São Paulo, existe esta construção histórica, de 1547, sendo uma das construções mais antigas do Brasil. Tombado como patrimônio histórico e cultural em 1940, o espaço está bem conservado e apresenta as paredes originais. Dentro do forte, há uma exposição permanente de armas e objetos indígenas. As visitas guiadas oferecem uma oportunidade para conhecer as histórias e curiosidades do forte, além de desfrutar de uma vista deslumbrante do Canal de Bertioga.
Veja Também:
Fontes: Férias Brasil, Casa Vogue.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.