Arquitetura

Alvenaria Estrutural: por que usar blocos cerâmicos pode ser a forma mais sustentável de se construir?

{{post.author.node.name}}

Por: Karla Rayane | Em: | Atualizado: 22 meses atrás | 6 min de leitura

Imagem reproduzida de Sumaré – Residencial Guaíra

Compartilhe »

A Alvenaria Estrutural é um método construtivo que consiste em executar a estrutura e vedação do prédio simultaneamente. Nesse caso, são dispensados ainda o uso de pilares e vigas, deixando que a estrutura seja sustentada pelos blocos estruturais (que podem ser de concreto ou cerâmica). E mais, a parede não apenas divide o ambiente, mas também desempenha o papel de estrutura da edificação. Essa técnica, aliada com o uso de bloco cerâmico, proporciona uma maior economia de custos e melhor desempenho, devido às características usadas na sua matéria-prima.

O uso da Alvenaria Estrutural no Brasil

No Brasil, ainda há muito a se aprender sobre as técnicas que se pode utilizar na Alvenaria Estrutural. Ainda há muita resistência para se abandonar o método comum de construção, que é o de concreto armado. Porém, nas últimas décadas foram criados novos centros de pesquisa e ampliação de normas para fins de produção, execução e controle; e, assim, foi se difundindo mais esse método de construção.

Alvenaria Estrutural
Imagem reproduzida de Summa Engenharia

As principais características dos materiais utilizados

A alvenaria estrutural com blocos cerâmicos é uma das que mais oferecem benefícios, tanto econômicos quanto técnicos. Com relação aos benéficos econômicos, podemos citar:

  • o alívio do carregamento das fundações, e
  • a otimização do transporte vertical e horizontal, pois o mesmo equipamento pode transportar até mais metros quadrados de alvenaria devido ao pouco peso do componente cerâmico.
Alvenaria Estrutural
Imagem reproduzida de imagem extraída de Jorge Blocos

Na parte técnica, o tijolo cerâmico estrutural oferece mais rastreabilidade em relação a conseguir verificar as condições específicas do lote a que pertence o bloco. Possui ainda:

  • conforto térmico e resistência ao fogo,
  • desempenho acústico,
  • resistência a compressão,
  • precisão dimensional,
  • alto índice de absorção,
  • sem falar que ele proporciona uma obra mais limpa e de acordo com a preservação do meio ambiente.

Entender todas essas propriedades dos tijolos é importante, pois são essas detalhes que vão constituir o parâmetro de controle dos blocos!

Avaliação do Ciclo de Vida

Ainda com relação às vantagens técnicas do bloco cerâmico, mais informações são esclarecidas pela ACV, ou 'Avaliação do Ciclo de Vida'. Por ela, analisamos aspectos ambientais e dos potenciais impactos referentes ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço.

Segundo a mesma, deve-se acompanhar desde o processo de extração das matérias-primas até o descarte final. E através dela, se obtêm resultados positivos quanto ao bloco cerâmico, tais como baixa emissão dos gases de efeito estufa - por utilizar fontes de energia renovável em sua fabricação, como o cavaco de madeira.

Alvenaria Estrutural
Imagem reproduzida de Sumaré - Residencial Guaíra

As vantagens e desvantagens da Alvenaria Estrutural

Como todo processo construtivo, a Alvenaria Estrutural oferece vantagens e
desvantagens para quem opta pela sua utilização. Entre elas, podemos citar:

  • não é necessário vigas e pilares para a sustentação do edifício, ficando a obra com menos resíduos e mais rápida execução;
  • o consumo de argamassa e reboco são menores, logo gera-se menos resíduos;
  • há maior organização no canteiro de obra;
  • em contra partida, temos que arquitetura e design são restritos pelo tamanho e forma dos blocos;
  • e, se for preciso derrubar uma parede, é necessário solicitar uma avaliação de um engenheiro civil, pois a estrutura pode vir toda abaixo.
Alvenaria Estrutural
Imagem reproduzida de Sumaré - Residencial Guaíra

Veja Também: Crise na Construção - queda de edifício no Rio faz novo alerta sobre o perigo das obras irregulares no Brasil

Segundo a NBR 15.812, de 2010, por causa de suas características tecnológicas, a Alvenaria Estrutural com blocos cerâmicos permite redução de gastos com mão de obra, ferragem, cimento e madeira. Como resultado, temos uma diminuição de 30% no custo final de construção. Além disso, também com base na norma citada, os canteiros ficariam com desperdício mínimo de materiais.

Portanto, esse sistema construtivo pode se tornar uma das melhores alternativas para o crescimento de habitações construídas, diminuindo boa parte do déficit habitacional presente no Brasil! E tudo isso devido às suas vantagens econômicas, ambientais e técnicas!

Seu proveito supera as impraticabilidades de se trabalhar com o método; e os benefícios dos blocos cerâmicos se mostram argumentos decisivos. A maior particularidade desse sistema construtivo é a concepção dos projetos que exige coordenação, sem falar da sustentabilidade que é proporcionado ao meio ambiente.

Então, o que você achou do sistema de Alvenaria Estrutural com blocos cerâmicos? Escreva suas impressões nos comentários!

Veja Também: Como aplicar blocos cerâmicos em alvenarias portantes?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO