O Engenharia 360 gostaria de trazer para o site, como fonte de inspiração, a história da Irmã Mary Kenneth Keller - sim, uma freira - e sua relação com a área das Ciências da Computação. Em 1965, ela recebeu seu doutorado pela Universidade de Wisconsin-Madison. A questão é que ela foi a primeira pessoa a receber Doutorado nos Estados Unidos na área. Aposto que você não sabia, não é mesmo? Continue lendo este texto para saber mais!
Veja Também: O Legado do Gênio Matemático Thomas Fuller, conhecido como a calculadora humana
Quem foi Mary Kenneth Keller?
A Irmã Mary Kenneth Keller nasceu em Cleveland, em 1913. Na década de 1930, ela entrou na ordem das Irmãs de Caridade da Bem-Aventurada Virgem Maria, proferindo seus votos em 1940. Na década seguinte, ingressou na faculdade e se formou em Ciências com ênfase em Matemática pela Universidade DePaul, mesma escola onde faria posteriormente seu Mestrado. E, em 1965, desenvolveu sua tese para doutorado com foco na "Inferência indutiva em padrões gerados por computador".
Enquanto realizava seu Mestrado e Doutorado, Mary já trabalhava em uma oficina de ciências da Fundação Nacional dos Estados Unidos, no Colégio de Dartmouth, que era predominantemente masculino na época. Na oportunidade, ela participou do desenvolvimento da linguagem de programação BASIC, Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes, que foi utilizada por décadas com fins didáticos e servia traduzir os códigos dos computadores de maneira mais direta, ampliando a programação de computadores em campos não matemáticos e científico. A saber, isso permitiu que qualquer pessoa pudesse aprender a linguagem.
Qual foi a contribuição de Mary Kenneth Keller na área de computação?
Após concluir seu doutorado, a Irmã Mary Kenneth Keller fundou um departamento de ciências da computação na Universidade de Clarke, em Iowa, dedicando sua vida a divulgar o potencial da telecomunicação e computação para o acesso à informação, até o seu falecimento em 1985. Inclusive, essa instituição tem hoje um Centro de Serviços de Computação e Informação e um programa de bolsa de estudos homenageando a Keller.
A Irmã Mary Kenneth Keller escreveu quatro livros sobre computação e programação. E essas obras influenciaram educadores e profissionais por muitas gerações. Agora, são as publicações, como esta do Engenharia 360, que mantêm viva sua influência e importância na área. Afinal, Mary foi uma verdadeira pioneira na ciência da computação e ainda pode inspirar as novas gerações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Vale destacar que Mary fez algumas previsões positivas sobre a computação ao longo de sua carreira que concretizaram. Por exemplo, ela acreditava que os computadores seriam um dia usados como ferramentas educacionais e para o desenvolvimento humano, melhorando o ensino. Qu seria possível simular, mecanicamente, o processo cognitivo e assim investir em áreas como inteligência artificial. E mais, que o ensino tem a maior importância no auxílio da tecnologia. Acredita ser verdade?
Veja Também: Inventor Surdo Constrói Próteses Incríveis com Sucata após Amputação por Choque
Qual foi o papel da Irmã Mary Kenneth Keller na inclusão das mulheres no campo da computação?
Por Mary Kenneth Keller ser a primeira a receber um doutorado em ciências da computação nos Estados Unidos, sua figura profissional estimulou muitas outras mulheres a seguir jornadas semelhantes. A coragem dessa freira, envolvendo ativismo e esforços para promover a participação feminina no mercado de trabalho, estimulou a inclusão das mulheres no campo da computação.
Os desafios atuais relacionados à representação das mulheres na tecnologia incluem a baixa presença de mulheres na força de trabalho de TI e na educação em ciência da computação.
Enfim, a defesa da Irmã Keller contribuiu para a fundação da Association of Small Computer Users in Education (ASCUE) ou Associação de pequenos usuários de computadores na educação. Além disso, foi base de iniciativas que têm impactado positivamente na redução do gap de gênero na tecnologia, beneficiando mulheres em termos de educação e empregabilidade na área.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: CanalTech.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.