Nos últimos anos, as redes sociais - que já eram uma novidade - deixaram de ser entretenimento, mas também canais de ensino e aprendizado, lançando novas soluções e tendências. Uma delas é, por exemplo, a do "reboco de isopor" na construção civil. Bem, a popularização desta técnica partiu do canal "Eu na Obra" no YouTube. Em um vídeo publicado, pode-se ver um pedreiro ensinando a rebocar paredes utilizando isopor e massa corrida. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
O Conceito do Reboco de Isopor na Construção Civil
Há muito tempo, a indústria da construção civil busca uma forma de revolucionar como encaramos o tradicional reboco de parede. Mas o difícil sempre foi, certamente, encontrar respostas técnicas tão fáceis quanto baratas, sobretudo para situações onde há necessidade de maior isolamento e resistência. E o que é apresentado por esse pedreiro no YouTube é uma alternativa simples voltada à quem realmente não tem muita experiência, mas deseja fazer pequenas reformas em casa.
A técnica apresentada, do reboco de isopor na construção civil, envolve a aplicação de dois materiais aparentemente distintos. Primeiro a chapa de isopor, também conhecido como poliestireno expandido, feito de pequenos grânulos à base de petróleo, que é um material leve, bom isolante acústico e térmico, reduzindo a transferência de calor através das paredes - especialmente útil em regiões com climas extremos, deixando a casa mais confortável. Depois a massa corrida à base de gesso - ideal para nivelar e suavizar o acabamento de superfícies, preparando-as para a pintura ou revestimento final -, que é feito de água, calcita, bentonita, bactericida, CMC, dispersante ou parafina, emulsões, entre alguns outros elementos.
Por que o método é considerado revolucionário?
Agora, vamos explicar a diferença dessa técnica. Começando pelo reboco tradicional, apenas com massa corrida, que envolve a aplicação de muitas camadas espessas do composto, seguidas de lixamento e outros processos demorados, mas necessários para se obter o resultado esperado. Então a proposta do pedreiro é sobrepor a massa sobre pedaços de isopor. Ele mostra que, com uma simples ferramenta desempenadeira, pode-se aplicar a massa sobre o isopor sem qualquer dificuldade. O resultado? Você pode conferir nos vídeos a seguir!
Quais outras vantagens do reboco de isopor na construção civil?
Citamos anteriormente a questão do isolamento térmico, que seria muito melhor com essa solução de massa corrida com isopor. Mas devemos acrescentar, como uma consequente vantagem, a economia de energia, já que o isopor reduziria a necessidade de aquecimento ou resfriamento, resultando em custos mais baixos com climatização.
Ademais, uma maior facilidade e rapidez de aplicação desse revestimento, sem exigir aquela espera normal de secagem dos materiais. Depois, a redução de resíduos. E, por último, um resultado ainda mais bonito, liso e uniforme, também gerando posteriormente uma economia de pintura, ou seja, de tinta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Só vale enfatizar que nem sempre será apropriado o uso do reboco com isopor. Até agora, muitos especialistas acreditam que justamente esse acréscimo da massa corrida sobre isopor pode comprometer a vida útil do revestimento, bem como sua resistência a impactos em comparação a métodos tradicionais de reboco. Portanto, seria interessante realizar alguns testes antes!
Veja Também:
Fontes: Obras Construção Civil, Chico Sabe Tudo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.