Você não vai acreditar no tamanho da próxima construção da Itália, simplesmente a maior ponte suspensa do mundo. Por certo, esta será uma obra de proporções monumentais. Infelizmente, pode ser uma tentativa do governo de usar a Arquitetura e Engenharia, como acontecia no passado, em regimes autoritários, para exaltar poder. Mesmo assim, podemos admirar o projeto desta bela infraestrutura erguida nos tempos modernos, não é mesmo?
Dados gerais sobre a próxima maior ponte suspensa do mundo
Esta possível futura maior ponte suspensa do mundo, anunciada pela Itália através do ministro da Infraestrutura do governo da ultranacionalista Giorgia Meloni, projeto de Matteo Salvini, deve ligar a ilha da Sicília ao continente, passando sobre o Estreito de Messina, desembocando na Calábria; seriam cinco quilômetros de extensão, passando o tamanho. No passado, essa era uma rota para a passagem de barcos e barris com elefantes capturados pelos romanos. Hoje esse percurso só pode ser feito contratando serviço de ferry boats.
"O transbordo das balsas, além da poluição e da perda de tempo, custa mais às pessoas em um ano do que custaria construir a ponte.",
"Falamos há décadas em cruzar o Estreito de Messina e desde 1981 gastamos centenas de milhões de euros sem conseguir nada."
- ministro das Infraestruturas, Matteo Salvini, em reportagem de The Guardian.
Vale destacar que este plano mirabolante já foi condenado por especialistas de diversas áreas em várias ocasiões. Primeiro por conta do valor, 2 bilhões de dólares. Depois devido à região escolhida, de grande risco de terremotos da Europa. O medo é que todo esse dinheiro seja gasto para algo que possa não ser concluído ou colocar em risco a vida de muitos, inclusive operários. Contudo, por hora, nem estas razões foram suficientes para convencer as autoridades gestoras.
LEIA MAIS
A saber, em um estudo de 2021, um grupo de cientistas localizou uma falha no fundo do mar do Estreito de Messina, que causou o terremoto devastador que matou 120.000 pessoas em 1908, o maior desastre sísmico do século XX. Então, o local previsto para a construção da ponte continua a ser uma das zonas com maior risco sísmico da Europa.
Fique, agora, com imagens do projeto da futura maior ponte suspensa do mundo:
Veja Também: As 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Revista Veja.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.