Engenharia 360

Série ChatGPT: usar inteligência artificial pode comprometer a educação dos jovens?

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/12/2022 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem reproduzida de InfoMoney

Série ChatGPT: usar inteligência artificial pode comprometer a educação dos jovens?

por Redação 360 | 29/12/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de InfoMoney
Engenharia 360

Chegamos ao fim da nossa série especial de três capítulos sobre ChatGPT. Já conversamos sobre o potencial desta tecnologia e também sobre como usá-la em nosso dia-a-dia de trabalho. Mas agora vamos nos deter a um tema mais polêmico: quais as desvantagens deste chatbot, sobretudo quando se trata da educação dos mais jovens. Parece que precisamos refletir sobre a alfabetização digital versus o desenvolvimento de habilidades como redação e pesquisa.

Os defeitos ainda existentes na ferramenta ChatGPT

Série ChatGPT
Imagem reproduzida de PB Já

"(O) ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas para criar uma impressão enganosa de grandeza. É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora." - disse Sam Altman, CEO da Open AI.

De fato, Altman tem razão. Ao longo dessas últimas duas semanas, nós mesmos, do 360, realizamos vários testes dentro do ChatGPT. Para muitas perguntas, não obtivemos respostas, ou obtivemos respostas com dados desatualizados. Informações corretas sobre personalidades, empresas e endereços, por exemplo, são praticamente impossíveis de se obter com o chatbot. Porém, todo bom pesquisador sabe que, como de praxe, é preciso sempre fazer checagens de informações, cruzando preferencialmente dados obtidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso não é um problema grave, faz parte do desenvolvimento desse tipo de tecnologia. Outros modelos de inteligência artificial já foram acusados de preconceitos de raça, gênero, cultura, entre outros. E há uma explicação para isso; é que a origem dessas fontes também precisam ser mais ricos de informações corretas e sem tal tipo de violência. Os algoritmos são justamente treinados para extrair os dados da Internet, sem julgamentos subjetivos.

Se não exercitamos o nosso raciocínio e nos deixamos simplesmente nos levar pelas respostas do ChatGPT, podemos ficar vulneráveis a erros!

Os danos causados pelo ChatGPT na educação escolar e universitária

Série ChatGPT
Imagem reproduzida de O Seu Jornal

Ferramentas que possam ajudar alunos de todas as idades a economizar tempo para a conclusão de tarefas sempre foram muito bem avaliadas. Pelo menos até agora, pois o modelo da tecnologia ChatGPT praticamente impede que os professores façam a conferência em softwares anti plágio, que verificam as semelhanças entre textos ditos autorais e textos localizados em outro lugar, como sites na Internet. O problema é que as crianças e jovens de hoje já praticamente nascem nativos digitais, e por começarem tão cedo a usar as tecnologias ao seu favor, se acostumam a estas facilidades sem perceber o problema disso.

Especialistas em educacional temem que chatbots de Inteligência Artificial possam comprometer programas de ensino - sobretudo não baseados nessas tecnologias avançadas e inovadoras. IA só poderia valer para tarefas específicas, como apoio no processo de aprendizagem. Acontece que a ampla gama de tarefas oferecidas - como poder escrever textos complexos, como redações "tipo Enem" -, poderia atrair os alunos a usarem a ferramenta gratuita e acessível como um substituto da Wikipédia para fazer o dever de casa e escrever tarefas para eles.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Duas perspectivas para o futuro

Negativa

Qual o problema disso? Gerações inteiras de alunos com deficiências na aprendizagem! Ou seja, o ChatGPT pode pôr em risco a vontade dos alunos de desenvolver habilidades como leitura, escrita, compreensão e crítica - cruciais para o seu futuro. Por outro lado, há quem enxergue diferente a situação, alegando que isso é normal de tempos em tempos, com o avanço das tecnologias, e que é a pedagogia que precisa se adaptar, revisando e se adaptando ao cenário, acompanhando a evolução das diferentes ferramentas.

Positiva

Existem professores que afirmam que a ferramenta pode muito bem auxiliar na educação, até mesmo incorporada ao ensino na sala de aula. Por exemplo, usada como ponto de partida para os alunos quando eles enfrentam um bloqueio de escrita, para obter exemplos de como uma resposta deve ser, reforçando o uso de citações em trabalhos acadêmicos. Também poderia incentivar a realização de pesquisas e verificações de fatos. Quanto ao corpo docente, bastaria manter seu currículo atualizado e se colocar aberto às novas tecnologias.

E você, o que acha? Depois de todas as informações que compartilhamos, acha que o ChatGPT é mesmo uma tecnologia revolucionária? Algo que vai facilitar nosso dia-a-dia ou comprometer nossas habilidades? Escreva sua opinião na aba de comentários!

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: ForbesForbes 2TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo