Engenharia 360

As 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 14/10/2022 | Atualizado em 05/02/2023 5 min

As 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo

por Simone Tagliani | 14/10/2022 | Atualizado em 05/02/2023
Engenharia 360

O que são pontes, afinal, além de estruturas que interligam dois pontos não acessíveis? Bom, para os outros, a definição termina por aí. Contudo, para quem trabalha na área da construção civil, pontes são verdadeiras obras de arte da Engenharia, muitas vezes com formas que desafiam as leis da física, desenhos inusitados e até mesmo os mais lindos cartões-postais das mais conhecidas metrópoles do mundo. Inclusive, o texto a seguir - realizado com base em uma lista publicada em revista eletrônica do portal Globo.com - traz um ranking das 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo. Confira!

Ranking de estruturas de pontes pelo mundo

11. High Loop

pontes
Imagem reproduzida de Urdesignmag

Em Shangai, na China. Esta ponte sobre o riacho Suzhou, construída em 1997 e reformada em 2009, tem pequeno porte, servindo para travessia de bicicletas e patinetes. Ela contribui para uma melhor conectividade da cidade. E, hoje, funciona também como um parque linear elevado, com muitas cores e um caminho sinuoso, desacelerando a circulação das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

10. Ponte Aquática

pontes
Imagem reproduzida de Gigantes do Mundo

Sobre o rio Elba, em Magdeburg, na Alemanha. Esta ponte de estrutura de aço foi projetada pelo famoso arquiteto Norman Foster e inaugurada em 2003. A mesma possui um pouco mais de mil metros de comprimento e quase 30 metros de largura.

9. Henderson Waves

pontes
Imagem reproduzida de Archello

Em Southern Ridges, em Singapura, esta ponte em forma tipo ondas do mar tem 270 metros de extensão e está 36 metros acima do solo. Ela foi inaugurada em 2008 e, desde então, serve exclusivamente para travessia de pedestres.

Veja Também: Descubra qual a importância do estudo da influência de cargas dinâmicas em pontes rodoviárias

8. Ponte Zhangjiajie

pontes
Imagem reproduzida de PET Engenharia Civil - UFPR

Mais um exemplar da China, mas agora em Hunan. Esta é 'A' famosa ponte de vidro que viralizou em imagens nas redes sociais. Ela mede 430 metros de extensão e 6 metros de largura, e está suspensa em três balanços sobre cânion entre penhascos da Floresta Nacional - cujo nome inspirou o nome da estrutura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Ruyi

pontes
Imagem reproduzida de ArchDaily

Sim, estamos falando da China novamente, mais especificamente da região de Chengdu. Esta ponte conecta um parque ao restante da malha urbana. Seu design é tão lindo quanto uma escultura, inspirado na flauta chinesa, tradicional no país, com curvas que representam o ritmo da música.

6. Ponte Estaiada

pontes
Imagem reproduzida de TripAdvisor

Viva! Finalmente um exemplo de obra brasileira! Esta ponte, com o nome de Octávio Fria de Oliveira, está localizada em São Paulo. Ela foi inaugurada em 2008 e é um modelo único no mundo de estrutura estaiada com duas pistas em curvas conectadas a um mesmo mastro. Sem dúvidas, é um belo cartão-postal da cidade!

Veja Também: Entenda como funciona Projeto de Pontes em Concreto

5. Golden Bridge

pontes
Imagem reproduzida de Oficina de Textos

Agora "voamos" direto para as montanhas de Ba Na, no Vietnã. Esta ponte dourada ficou também muito famosa nas redes sociais, pois, curiosamente, ela fica suspensa a mais de 1400 metros de altura do mar e é sustentada por elementos em formas de mãos gigantes, que "emergem" da própria montanha abaixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Ponte de Bambu

pontes
Imagem reproduzida de TriCurioso

Em Kampoing Cham, no Camboja, esta ponte é necessária para o acesso à ilha em estações de secas. Diferentemente das outras estruturas deste texto, ela é construída e reconstruída todos os anos, servindo para travessia de pessoas e carros.

3. Helix Bridge

pontes
Imagem reproduzida de Wallpaper Abyss

Em Marina Bay, em Singapura, esta ponte, de 280 metros e feita de aço, apresenta um design muito intrigante, em forma inspirada no DNA.

Veja Também: Conheça as 9 pontes mais incríveis do mundo

2. Ponte Rio Negro

pontes
Imagem reproduzida de Amazonas e Mais

Olha, mais um ótimo exemplo do Brasil. Esta ponte, sobre o rio Negro, liga Manaus a Iranduba, no Amazonas. E ela é a maior ponte fluvial e estaiada do país e também a segunda maior ponte fluvial do mundo, com 3,6 km de extensão.

1. Ruyi Bridge

pontes
Imagem reproduzida de Interesting Engineering

E terminamos a nossa lista voltando para a China. Esta ponte, localizada na região de Taizhou e com 100 metros de comprimento, está a 140 metros acima de um vale. Sua estrutura é composta por três pontes onduladas ligadas por um deque lindíssimo de vidro.

Então, qual a ponte desta lista que você gostou mais? E qual a ponte que não consta neste ranking, mas que, na sua opinião, merecia ser mencionada!

Veja Também: Conheça as 10 maiores pontes do mundo


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!


Fontes: Revista Casa e Jardim.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital e Gestão de Projetos; estudante de Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo