Engenharia 360

Qual a quantidade ideal de pontos elétricos dentro de casa?

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/12/2024 | Atualizado em 10/01/2025 4 min
Imagem de Freepik

Qual a quantidade ideal de pontos elétricos dentro de casa?

por Redação 360 | 23/12/2024 | Atualizado em 10/01/2025
Imagem de Freepik
Engenharia 360

A aquisição ou construção de uma moradia é um grande momento na história de uma família. Envolve muito investimento financeiro, gasto de tempo e trocas de sentimentos. Por isso, é essencial a atenção aos detalhes do projeto para que todos os planos deem certo. Por exemplo, a base do projeto elétrico será o entendimento do comportamento dos moradores e como eles irão utilizar os ambientes.

Como saber os locais onde serão instaladas as lâmpadas e as tomadas da casa? Bem, os engenheiros fazem o mapeamento dos pontos para aparelhos, interruptores e mais seguindo o modelo de arquitetura e design de interiores; e esse é só o começo dessa jornada. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Etapa 1: Criação do plano de distribuição elétrica

Antes de tudo, vale destacar que o projeto elétrico precisa estar acertado no começo da execução da obra, pois é neste primeiro estágio que as instalações desse tipo são feitas. A ideia é garantir que esse procedimento não comprometa o acabamento de paredes, pisos e tetos.

Durante a instalação de fios, tendo como base o projeto de engenharia, será possível entender que toda a casa é composta por instalações de diferentes fios elétricos que fazem parte de cada circuito, vários pontos de luz acessados pelo interruptor de luz. Se num ambiente você desejar mais pontos de luz, com uma cena de iluminação mais variada, será preciso fazer circuitos separados. 

Para estes casos, o correto é separar os sistemas com condutores que suportam a corrente definitiva para a peça.

pontos elétricos
Exemplo de ligações elétrica residencial | Imagem reproduzida de Projetou

Como ensinado na engenharia, existem diferentes tipos de sistema de energia: monofásico, bifásico ou trifásico, segundo a especificação de carga elétrica. Uma coisa importante de se dizer é que, para equilibrar as potências dos aparelhos elétricos, as instalações devem acontecer com fase 1,2 ou 3.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pontos elétricos
Exemplo planta elétrica residencial | Imagem reproduzida de ELETRICISTA RESIDENCIAL
pontos elétricos
Padrão representação elementos em planta baixa elétrica residencial | Imagem reproduzida de Design por Dentro

Veja Também: Como poderíamos resumir a 'elétrica residencial básica'?

Etapa 2: Cálculo das voltagens dos circuitos 

O projeto de elétrica da casa não pode ser confundido com base em achismos, ele deve ser muito bem calculado! O dimensionamento desse sistema (voltagens dos circuitos, amperagem dos fusíveis ligados a cada fase) é o que vai permitir a escolha correta da bitola dos fios.

Inclusive, esse equilíbrio é fundamental para garantir o bom funcionamento e segurança do esquema elétrico desde a caixa de distribuição.

A saber, todos os fios partem do quadro de luz e são conduzidos em conduítes pelo resto da casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na dúvida, contrate sempre um profissional especialista para realizar todos os cálculos em instalações. Ademais, sempre compre materiais que carreguem o selo do INMETRO, pois isso garante que ele foi testado e certificado segundo os padrões de normas da ABNT.

Como escolher a bitola 

Bitola é a espessura do fio de luz e a escolha da bitola é justamente baseada nas cargas associadas ao sistema. Aliás, a recomendação dos especialistas é o uso em casa de fios com no mínimo 1,5 mm para iluminação e 2,5 mm para tomadas de força. Já a avaliação para casos mais específicos, como instalação de chuveiro, pode exigir equipamento para avaliação de potência para determinar a bitola dos fios.

pontos elétricos
Imagem reproduzida de Conduscamp

Etapa 3: Instalação dos fios nas superfícies 

No Brasil, apesar de as tecnologias terem evoluído, permitindo obras mais limpas, seguras e eficazes, ainda fazem rasgos em paredes para embutir conduítes com isolamento e fios. Já quando não se pode realizar esses rasgos, por algum motivo, a opção é usar fios tipos plastichumbo - mas não é o melhor cenário. Outra opção, geralmente utilizada em reformas de construções mais antigas, é usar canaletas aparentes com fios externos. 

pontos elétricos
Exemplo instalação elétrica em alvenaria | Imagem reproduzida de Stsa Reformas em YouTube
pontos elétricos
Ilustração modelo fio plantichumbo | Imagem reproduzida de EletroAgora
pontos elétricos
Exemplo instalação elétrica casa em canaletas externas | Imagem reproduzida de EletroAgora

Além das paredes e teto (ou mesmo forro de gesso), pode-se passar os fios pelo chão, mas só se o contrapiso permitir. E se você não quiser ver benjamins e extensões espalhadas pela casa, é só detalhar bem com o seu engenheiro o número mínimo de interruptores e tomadas necessárias.

pontos elétricos
Exemplo modelo de instalação elétrica partindo do teto | Imagem reproduzida de TX ELÉTRICA
pontos elétricos
Exemplo modelo de instalação elétrica partindo do piso |Imagem reproduzida de Reforma reforma

Fontes: Construir Mais por Menos, Editora Escala, Coleção Mãos à Obra, Manual da Elétrica

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo