De acordo com Climatempo, no começo de agosto de 2024, o sul do Brasil sofrerá com uma onda de frio extrema que deve atingir o continente em consequência do aquecimento do polo sul do planeta. Esse evento é atípico e único, mas também uma provável consequência das mudanças climáticas. Infelizmente, o acidente de avião no dia nove do mesmo mês pode ter relação com este evento - embora ainda seja cedo para qualquer conclusão -, sendo por hora cogitado como causa o acúmulo de gelo nas asas.
Neste contexto, o Engenharia 360 traz uma questão para este artigo: o que seria preciso para cancelar voos por mau tempo? Descubra no artigo a seguir!
Situações que levam ao cancelamento de voos
Sabia que não é só o frio o único motivo que provoca o cancelamento de voos? Mesmo com o avanço das tecnologias, outros eventos também são considerados de risco para a segurança dos passageiros.
Lembrando que tudo dependerá da região onde está localizado o aeroporto e o período do ano em que se deseja viajar.
Causas meteorológicas
- Tormentas;
- Fortes ventos;
- Chuva forte ou neve - no local de decolagem ou destino;
- Neblina intensa;
- Desastres naturais;
- etc.
Veja Também: É verdade que o magnetismo da Terra está alterando os aeroportos brasileiros?
Erupção vulcânica
- Erupção e nuvem de cinzas - que, inclusive, podem afetar o correto funcionamento do motor do avião ou a visibilidade.
Greves dos controladores ou greves gerais
- Esse tipo de evento, mesmo que parta dos operadores em terra, pode comprometer a continuidade dos trabalhos das companhias aéreas.
Veja Também: Os 10 aeroportos com pousos mais perigosos do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Problemas de segurança
- Situações extraordinárias, como de terrorismo, podem bloquear o espaço aéreo durante vários dias.
- Também pode acontecer problemas diversos nos aeroportos, como falhas de informática em torre de controle.
- E problemas nos aviões, como emergências sanitárias; um passageiro passar mal dentro da aeronave ou ficar alterado; sem contar danos repentinos ou intencionados por conta, por exemplo, de impactos de aves.
Veja Também: Loucura! Descubra como era voar de avião na primeira metade do século XX
Fontes: Portal Resolvvi, Inter Mundial.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.