Quem viaja muito de avião sempre tenta encorajar quem nunca viajou de que não há experiência igual. O problema mesmo é convencer os medrosos - como a autora deste texto. Alguns não conseguem se imaginar lá no alto, em uma aeronave sobrevoando áreas de cidades ou até mesmo oceanos. Acontece que, acreditando ou não, este é um transporte muito seguro. É que, de fato, as histórias de tragédias marcam mais, sem levarmos em conta que o número de acidentes aéreos é incrivelmente menor do que os acidentes em terra, com carros, ônibus e caminhões, por exemplo.
Todos os trabalhadores envolvidos na aviação são altamente muito bem treinados. E, a cada ano, muitas tecnologias são desenvolvidas e implementadas para aumentar a segurança dos sistemas envolvidos; um exemplo é a nova drenagem do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Agora, olhando especialmente para os casos dos aeroportos a seguir, o nível de medo de algumas pessoas - isso inclui a mim - pode aumentar consideravelmente. Confira os parágrafos a seguir e entenda o porquê!
1. Santa Helena
Este aeroporto está praticamente no meio do Oceano Atlântico. Originalmente planejado apenas para pequenas aeronaves, a pista foi estendida para acomodar um avião 757. Mas o que dá medo nele é o cisalhamento do vento na pista, que torna o pouso muito perigoso.
2. Madeira, Portugal
Também no meio do oceano, este aeroporto é conhecido por desembarques difíceis. Isso porque a estrutura fica em terreno alto e à beira do penhasco, com muita turbulência e cisalhamento do vento antes da aterrissagem para as aeronaves.
3. Leh, Índia
Este é considerado o aeroporto mais alto - ou mais ao alto - do mundo, localizado a 3.255 metros acima do nível do mar, rodeado por montanhas e com uma pista bem curta. E como se tudo isso já não bastasse, a área é assolada por ventos fortes em certas horas do dia.
Veja Também: Impressionante! Veja quais são os 5 maiores aeroportos ao redor do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
4. São Martinho
Lá pelo lindo Caribe, este aeroporto tem uma pista que termina direto em uma praia. Acompanhar pousos e decolagens no local virou sensação dos turistas. Porém, o que parece divertido pode ser mesmo algo bastante perigoso. Duvida? Não é exagero não! Em 2017, por exemplo, uma mulher foi morta pela explosão de um motor a jato enquanto ela e outros turistas com roupas de banho se penduravam na cerca do aeroporto.
5. Paro, Butão
Este é o único aeroporto da região, mas muito perigoso. Ele fica a 2.244 metros acima do nível do mar. E pousar no local é tão complexo - com os aviões passando entre colinas e sobre casas - que é algo só permitido à luz do dia e com manobra de aproximação manual.
Veja Também: Saiba como rastrear os voos de aviões ativos neste momento ao redor do mundo
6. Londres, Reino Unido
Aposto que você nem imaginava que este aeroporto estaria na nossa lista. Mas foi colocado neste ranking por conta dos aviões precisarem passar por entre arranha-céus, pousando em um ângulo super íngreme - que alguns relacionam a estar em um helicóptero.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
7. Washington, Estados Unidos
O Aeroporto Ronald Reagan tem um histórico de derrapagens que não agrada em nada os tripulantes dos aviões. Mas nem é isso que deixa os pilotos mais assustados, e sim as curvas fechadas por onde as aeronaves precisam percorrer para se alinhar com a pista, além dos desvios de zonas de exclusão aérea em toda a cidade, que tornam as aterrissagens bem complicadas.
8. Innsbruck, Áustria
Este aeroporto está localizado em um local muito lindo no mundo. Contudo, preste atenção em como ele é cercado por montanhas. E, para pousar os aviões, os pilotos precisam direcionar as aeronaves para baixo, mergulhando sobre um pico de 2.440 metros, lidando com rajadas de vento fortíssimas, que tornam as manobras também bastante complexas.
9. Congonhas, Brasil
Claro que o nosso país, de proporções continentais, com tantos aeroportos, tinha grandes chances de aparecer na nossa lista. Ele apresentava uma falha gravíssima em sua pista que, infelizmente, foi a causa de um acidente fatal em 2007. E mesmo com operações de melhora da pista, ainda é complexo pousar no local - sobretudo por conta do adensamento urbano ao redor.
10. Lukla, Nepal
Para finalizar, citamos este aeroporto, também com cisalhamento do vento e uma pista curta. Sua pista está disposta em um penhasco entre as montanhas, caindo direto em um abismo no final. Não há espaço algum para manobras. E para ajudar na desaceleração dos aviões, a pista é até inclinada para cima.
Fontes: CNN Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.