Engenharia 360

Os 10 aeroportos com pousos mais perigosos do mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/10/2022 4 min

Os 10 aeroportos com pousos mais perigosos do mundo

por Redação 360 | 14/10/2022
Engenharia 360

Quem viaja muito de avião sempre tenta encorajar quem nunca viajou de que não há experiência igual. O problema mesmo é convencer os medrosos – como a autora deste texto. Alguns não conseguem se imaginar lá no alto, em uma aeronave sobrevoando áreas de cidades ou até mesmo oceanos. Acontece que, acreditando ou não, este é um transporte muito seguro. É que, de fato, as histórias de tragédias marcam mais, sem levarmos em conta que o número de acidentes aéreos é incrivelmente menor do que os acidentes em terra, com carros, ônibus e caminhões, por exemplo.

Todos os trabalhadores envolvidos na aviação são altamente muito bem treinados. E, a cada ano, muitas tecnologias são desenvolvidas e implementadas para aumentar a segurança dos sistemas envolvidos; um exemplo é a nova drenagem do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Agora, olhando especialmente para os casos dos aeroportos a seguir, o nível de medo de algumas pessoas – isso inclui a mim – pode aumentar consideravelmente. Confira os parágrafos a seguir e entenda o porquê!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Santa Helena

Este aeroporto está praticamente no meio do Oceano Atlântico. Originalmente planejado apenas para pequenas aeronaves, a pista foi estendida para acomodar um avião 757. Mas o que dá medo nele é o cisalhamento do vento na pista, que torna o pouso muito perigoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aeroportos
Imagem reproduzida de stringfixer

2. Madeira, Portugal

Também no meio do oceano, este aeroporto é conhecido por desembarques difíceis. Isso porque a estrutura fica em terreno alto e à beira do penhasco, com muita turbulência e cisalhamento do vento antes da aterrissagem para as aeronaves.

aeroportos
Imagem reproduzida de Cavok

3. Leh, Índia

Este é considerado o aeroporto mais alto – ou mais ao alto – do mundo, localizado a 3.255 metros acima do nível do mar, rodeado por montanhas e com uma pista bem curta. E como se tudo isso já não bastasse, a área é assolada por ventos fortes em certas horas do dia.

aeroportos
Imagem de Ratna Voyages, Leh – Ladakh, em RATNA VOYAGES

Veja Também: Impressionante! Veja quais são os 5 maiores aeroportos ao redor do mundo

4. São Martinho

Lá pelo lindo Caribe, este aeroporto tem uma pista que termina direto em uma praia. Acompanhar pousos e decolagens no local virou sensação dos turistas. Porém, o que parece divertido pode ser mesmo algo bastante perigoso. Duvida? Não é exagero não! Em 2017, por exemplo, uma mulher foi morta pela explosão de um motor a jato enquanto ela e outros turistas com roupas de banho se penduravam na cerca do aeroporto.

aeroportos
Imagem reproduzida de Lugares Fantásticos

5. Paro, Butão

Este é o único aeroporto da região, mas muito perigoso. Ele fica a 2.244 metros acima do nível do mar. E pousar no local é tão complexo – com os aviões passando entre colinas e sobre casas – que é algo só permitido à luz do dia e com manobra de aproximação manual.

aeroportos
Imagem reproduzida de MDig

Veja Também: Saiba como rastrear os voos de aviões ativos neste momento ao redor do mundo

6. Londres, Reino Unido

Aposto que você nem imaginava que este aeroporto estaria na nossa lista. Mas foi colocado neste ranking por conta dos aviões precisarem passar por entre arranha-céus, pousando em um ângulo super íngreme – que alguns relacionam a estar em um helicóptero.

aeroportos
Imagem reproduzida de Wikipédia

7. Washington, Estados Unidos

O Aeroporto Ronald Reagan tem um histórico de derrapagens que não agrada em nada os tripulantes dos aviões. Mas nem é isso que deixa os pilotos mais assustados, e sim as curvas fechadas por onde as aeronaves precisam percorrer para se alinhar com a pista, além dos desvios de zonas de exclusão aérea em toda a cidade, que tornam as aterrissagens bem complicadas.

aeroportos
Imagem reproduzida de Grupo SANJOSE

8. Innsbruck, Áustria

Este aeroporto está localizado em um local muito lindo no mundo. Contudo, preste atenção em como ele é cercado por montanhas. E, para pousar os aviões, os pilotos precisam direcionar as aeronaves para baixo, mergulhando sobre um pico de 2.440 metros, lidando com rajadas de vento fortíssimas, que tornam as manobras também bastante complexas.

aeroportos
Imagem reproduzida de BLUE SKY AVIATION

9. Congonhas, Brasil

Claro que o nosso país, de proporções continentais, com tantos aeroportos, tinha grandes chances de aparecer na nossa lista. Ele apresentava uma falha gravíssima em sua pista que, infelizmente, foi a causa de um acidente fatal em 2007. E mesmo com operações de melhora da pista, ainda é complexo pousar no local – sobretudo por conta do adensamento urbano ao redor.

aeroportos
Imagem reproduzida de AERO Magazine – UOL

10. Lukla, Nepal

Para finalizar, citamos este aeroporto, também com cisalhamento do vento e uma pista curta. Sua pista está disposta em um penhasco entre as montanhas, caindo direto em um abismo no final. Não há espaço algum para manobras. E para ajudar na desaceleração dos aviões, a pista é até inclinada para cima.

aeroportos
Imagem reproduzida de Noticias R7

Fontes: CNN Brasil.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo