Engenharia 360

6 Tecnologias Promissoras para Combater a Escassez de Água

Engenharia 360
por Mauricio da Silva
| 27/04/2023 4 min
Imagem de jcomp em Freepik

6 Tecnologias Promissoras para Combater a Escassez de Água

por Mauricio da Silva | 27/04/2023
Imagem de jcomp em Freepik
Engenharia 360

A escassez de água é um problema global que afeta a vida de bilhões de pessoas. Segundo a ONU, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e quase a metade da população mundial não conta com serviços adequados de saneamento básico. Para combater esse problema, tecnologias eficientes e sustentáveis estão sendo desenvolvidas. Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar algumas das mais interessantes.

Veja Também: Reaproveitando o lodo de estações de tratamento de água: alternativas sustentáveis, Profissionais que lidam com a gestão da água

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dessalinização

A dessalinização é um processo que remove o sal da água do mar, tornando-a adequada para consumo humano. O método mais utilizado é uma destilação em grande escala, que evapora a água do mar em um tanque preto com teto de vidro transparente, permitindo que o calor do sol a transforme em vapor. Esse vapor é resfriado e condensado em água pura, coletada por canaletas e armazenada para consumo. Esse método é muito utilizado em países áridos, como Israel e Emirados Árabes Unidos, e pode ser uma solução promissora para combater a escassez de água.

Escassez de Água
Imagem Reproduzida de "Blog do Ciclo Orgânico"

Abaixo, temos um vídeo que explica mais sobre o assunto:

Veja Também:

Descubra os diferentes tipos de reservatórios de água para obras civis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Osmose Reversa

A osmose reversa envolve a passagem da água através de membranas de fibra oca, que contêm poros microscópicos que retêm todas as impurezas presentes na água. O resultado é água limpa e potável. A osmose reversa é amplamente utilizada em estações de tratamento de água e pode ser uma solução para locais com pouca água doce.

Escassez de Água
Imagem Reproduzida de X-Flow

Fique a seguir com um vídeo explicativo sobre o assunto:

Veja Também:

A importância da atuação de engenheiros hídricos e hidrogeólogos na gestão da água

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Flotação

A flotação é outro método para tratar a água contaminada e evitar a escassez de água. Esse sistema utiliza uma força centrífuga para separar os resíduos líquidos e sólidos misturados na água, permitindo que a água saia limpa. Esse método é utilizado em estações de tratamento de água e pode ser uma solução eficiente para combater a escassez de água.

Escassez de Água
Imagem Reproduzida de "Todo Estudo".

Seguimos com um vídeo falando sobre o assunto:

Sensores de Água/Umidade

Quando falamos de consumo de água, cada gota conta. Sabendo disso, percebemos que vazamentos são um dos principais culpados do desperdício de água. Com isso em mente, alguns sistemas domésticos e prediais inteligentes incluem sensores de detecção de água e umidade.

Alguns desligam assim que o sistema percebe o vazamento, cortando o abastecimento de água para evitar mais danos e desperdícios. Outros conectam aparelhos à linha principal de abastecimento e rastreiam, constantemente, o fluxo de água para evitar qualquer sinal de vazamento.

Abaixo temos um vídeo explicando sobre alguns tipos de sensores:

Kumulus-1 

O Kumulus-1 é um dispositivo capaz de produzir até 30 litros de água potável diariamente, usando apenas a umidade do ar. Sendo coletada através de aberturas na “cabeça” da máquina, é filtrada antes de esfriar, isso cria uma condensação que transforma o ar úmido em orvalho e esse orvalho é novamente filtrado e mineralizado antes de ser armazenado em um tanque. De acordo com a quantidade de umidade no ar, o Kumulus-1 pode gerar entre 20 e 30 litros de água potável por dia.

Abaixo temos um vídeo com o funcionamento da máquina:

Guarda-Chuva Purificador de Água

Por fim, Volkan Uğurel, um estudante de design na Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, Rússia, criou um guarda-chuva capaz de captar e purificar a água da chuva. Dividido em três níveis de filtragem, o chamado "Nonagon Umbrella" evita que haja a entrada de partículas grossas e remove produtos químicos orgânicos enchendo uma garrafa de 220 ml, que vem acoplada no cabo do guarda-chuva, com a água potável proveniente do processo.

Escassez de Água
Imagem Reproduzida de "UOL"

O vídeo curto a seguir mostra o acoplamento da garrafa:

Embora existam diversas outras ideias e tecnologias para combater a escassez de água, é essencial entendermos a gravidade da situação atual e fazermos nossa parte para evitar o desperdício. Assim, podemos garantir um futuro saudável e próspero para todos.

Agradecemos sua leitura até aqui e convidamos você a conferir outras matérias sobre engenharia e tecnologia no Engenharia 360!

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Mauricio da Silva

Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo