Engenharia 360

3 certificações necessárias para fazer pós graduação em engenharia fora do Brasil

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 18/08/2019 | Atualizado em 06/10/2022 3 min

3 certificações necessárias para fazer pós graduação em engenharia fora do Brasil

por Beatriz Zanut Barros | 18/08/2019 | Atualizado em 06/10/2022
Engenharia 360

Se você está pensando em realizar uma pós graduação em engenharia fora do Brasil, em primeiro lugar, é preciso levar em conta que será preciso tirar algumas certificações. Mas quais são elas? Abaixo faremos um resumo de 3 certificações, que você precisa tirar antes de se candidatar em algum curso de pós graduação de engenharia.

home office | certificações
Imagem reprodução da Serasa Certificado Digital

Certificações de Inglês: TOEFL ou IELTS

Todos nós, engenheiros, sabemos que falar inglês se tornou praticamente uma obrigação. Agora, e como comprovar que eu falo inglês? É o objetivo das certificações TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e do IELTS (International English Language Testing System).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você provavelmente vai poder escolher entre uma destas certificações, pois são dois institutos de língua Inglesa com o mesmo objetivo: a capacidade de avaliar o nível de Inglês de um estrangeiro.

O TOEFL é organizado por uma instituição chamada ETS, e é voltada para o sistema americano de ensino. Por isto, muitas vezes se torna menos difícil para nós Brasileiros. Uma vez que é uma prova contextualizada e me lembrou o ENEM em diversos aspectos.

Já o IELTS é organizado pelo British Council, e tem uma estrutura similar aos certificados emitidos pela Universidade de Cambridge. Para mim, a principal diferença entre as duas certificações está no reading, nossa famosa interpretação de texto. Enquanto no IELTS as respostas podem ser em diferentes formatos: respostas curtas, completar lacunas, ou múltipla escolha; Entretanto, no TOEFL são oferecidas apenas questões múltipla escolha.

grupo de alunos diversos estudando em biblioteca
Imagem: science.missouiristate.edu

Muitos cursos no Brasil estão exigindo estas certificações. Universidades como USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) exigem TOEFL ou IELTS para cursos de mestrado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual é uma nota boa para TOEFL ou IELTS? Depende do nível de inglês exigido pela faculdade. Não existe reprovar no TOEFL ou no IELTS. Porém as duas certificações emitirão um relatório com relação as suas facilidades e dificuldades na compreensão, expressão e escrita do idioma.

GRE – Graduate Record Examination

Também conhecida como a certificação mais pedida pelos cursos de mestrado. Normalmente, para o nosso caso na Engenharia, é solicitado fazer a prova voltada para matemática. Porém, em algumas faculdades é possível realizar o teste geral.

O GRE é uma certificação emitida pela ETS, o mesmo órgão que emite o TOEFL. Porém, diferente do TOEFL, o objetivo nesta prova é medir a capacidade do candidato em: sintetizar informações, resolver problemas, analisar dados, e articular dados; Dando suporte a ideias complexas de forma clara.

GMAT – Graduate Management Admission Test

É a certificação mais solicitada para os cursos de MBA. Mais de 1500 programas de MBA no mundo utilizam a nota no GMAT como uma das etapas durante um processo seletivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A certificação é emitida pelo GMAC. Apesar de ter um objetivo parecido com os outros, este exame é realizado através de um sistema diferente. Uma vez que permite perguntas em níveis diferentes, dependendo do nível do candidato durante a prova. Assim, as perguntas mais difíceis vão aparecendo conforme o candidato se mostrar avançado, e valerão mais pontos.

O objetivo da certificação é avaliar a capacidade de raciocínio lógico, assim como a capacidade de tomar decisões com a pressão do tempo.

3 certificações necessárias para fazer pós graduação em engenharia fora do Brasil

Todas estas certificações exigem um preparo prévio. Portanto é necessário conhecer o estilo da prova para atingir uma nota competitiva, e consequentemente entrar na faculdade dos sonhos.

É importante começar a se preparar o quanto antes para atingir seus objetivos. No meu caso, fiz o TOEFL e o GRE com quatro meses de preparatório. Porém eu já era fluente em inglês, e meu preparatório foi voltado apenas para os estilos de provas.

Hoje, eu recomendaria para alguém começar os preparatórios durante o final da faculdade. As certificações tem validade de dois anos, e são essenciais para dar entrada no processo seletivo de um curso de pós graduação fora do Brasil.


Fontes: Estudar Fora

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo