Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

3 impactos ambientais em fontes renováveis de energia

por Beatriz Zanut Barros | 12/09/2019
Copiado!

Fontes renováveis de energia podem ter sim impactos ambientais! Separamos abaixo 3 diferentes impactos ambientais que podemos ver em fontes de energia renováveis.

Usinas Hidrelétricas

Embora estamos falando de uma Usina com recurso renovável e a custo zero, A construção de uma hidrelétrica pode causar impactos ambientais irreversíveis para o meio ambiente. Apesar de não emitirem gás carbônico, o responsável pelo efeito estufa.

A construção de uma usina hidrelétrica demora cerca de 10 anos, e para formar a estrutura necessária ocorrem grandes desmatamentos que prejudicam a fauna e a flora. Também é comum vermos famílias sendo obrigadas a deixar suas residências em prol da construção da usina. Constantemente, também morrem diversos animais aquáticos nas turbinas de geração. Assim como animais silvestres por não haver a possibilidade de resgate.

Usinas Eólicas

As Usinas Eólicas estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Hoje, elas já representam segundo lugar na matriz energética Brasileira. Consequentemente, é uma fonte de energia com crescimento e desenvolvimento a nível mundial. Um dos porquês para este fato é que estamos tratando de uma fonte de energia limpa, renovável, e com nenhuma emissão de gás carbônico.

Porém, mesmo uma fonte de energia com tantas qualidades prejudica o nosso meio ambiente em alguns fatores. Sabemos que um dos maiores impactos ambientais das usinas eólicas é na fauna onde o parque eólico está instalado. Os aerogeradores prejudicam a migração, reprodução e alimentação dos pássaros da região. A rotação das turbinas eólicas causam uma queda de pressão atmosférica na região próxima as lâminas. Por isto, alguns pássaros como o morcego, sofrem de hemorragia interna.

Estudos comprovam que Usinas eólicas com um bom planejamento ambiental recuperam os danos causados com a flora com o passar do tempo. Embora a questão da hemorragia interna devido a queda de pressão atmosférica ainda permaneça.

Usinas Solares

As Usinas solares são formas de energia limpas, renováveis e de acordo com estudos, são a fonte de energia que possuem menor impacto ambiental. Porém não podemos descartar o fato de que a produção das placas fotovoltaicas demandam grande extração de minérios, como o zinco. A expansão do uso destas placas, pode contribuir para políticas não sustentáveis na extração dos minerais.

Se aprofundarmos o nosso conhecimento sobre as fontes de geração de energia, chegaremos a conclusão de que toda fonte tem seus impactos ambientais. Cabe a nós escolhermos a opção que agride menos o meio ambiente, para cuidarmos mais do mundo ao nosso redor.

 

Leia também:

Por que Paris declarou estado de emergência climática?

Como optei por um curso de mestrado na Espanha

Fachada inteligente: painéis solares giratórios equilibram a geração de energia solar e temperaturas internas

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários