Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 obras chinesas que vão te surpreender | Lista 360

por Júlia Sott | 04/08/2020
Copiado!

A lista conta com pontes, aeroporto e até usina hidrelétrica que vão te deixar impressionado

Já sabemos que a China é uma potência mundial em muitos quesitos, e não podia ser diferente quando se fala de engenharia. Confira essas 5 obras chinesas incríveis!

1 – A maior ponte do mundo sobre o mar

obra-1-maior-ponte-sobre-o-mar-do-mundo
Imagem: brasil.elpais.com

Dia 23 de outubro de 2018, após 9 anos de construção e atrasos, foi inaugurada a ponte sobre o mar mais longa do mundo. Denominada Hong Kong-Zhuhai-Macau, ela conecta as ex-colônias de Hong Kong e Macau com a cidade de Zhuhai.

A ponte tem 55 km em sua totalidade, e olha só que legal: depois do 30º km, a ponte se transforma em 6,7 km de um túnel submarino entre 2 ilhas artificiais para permitir a passagem de embarcações. Com o comprimento 20 vezes maior que a Golden Gate Bridge de San Francisco, o trajeto que antes levava 4 horas, agora são 30 minutos.

Confira essa imagem que mostra detalhes do projeto:

detalhes-do-projeto-da-maior-ponte-do-mundo-na-china

Contudo, nem tudo são flores, pois a construção dessa ponte foi e ainda é alvo de muitas críticas. Primeiramente, pelo fato que 18 trabalhadores perderam a vida em sua construção e centenas ficaram feridos. Segundo, que ambientalistas dizem que a obra prejudicou severamente e irreversivelmente a vida marinha no local. Complicado né?

Outro viés foi o custo total da infraestrutura chinesa, que resultou em aproximadamente $20 bilhões, e provavelmente não se pagará. Mas por quê? Segundo o El país, as 6 faixas da ponte estão quase desertas. Desde sua inauguração, o lucro não cobre nem a manutenção, pois além de não haver transporte público, há diversas restrições de uso.

maior-ponte-do-mundo-na-china
Imagem: brasil.elpais.com

O que os governantes dizem, porém, é que a China não leva em conta apenas o fator econômico e lucros na hora de construir uma infraestrutura, e sim fatores simbólicos e motivos políticos.

2 – Beijing Daxing: o mega aeroporto em forma de estrela-do-mar

Em 2019 foi inaugurado um mega aeroporto na capital Pequim. Contendo 700 mil m², ele foi construído para desafogar o tráfego do aeroporto internacional de Pequim. Olhem que incrível é essa estrutura!

obra-2-mega-aeroporto-em-forma-de-estrela-do-mar-na-china
Imagem: brasil.elpais.com

Segundo a Cnbc.com, espera-se que na década de 2020 a China ultrapasse os EUA como o maior mercado de aviação do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo. A potência mundial espera atender por volta dos 1,6 bilhão de viajantes por ano até 2037!

Essa mega obra chinesa em forma de estrela-do-mar custou para o governo cerca de $17 bilhões e foi completado em menos de 5 anos. Confira todos os detalhes em nossa matéria sobre ele clicando aqui!

3 – O maior telescópio do mundo

Esse é doido! Com MEIO QUILÔMETRO de diâmetro (isso mesmo), o radiotelescópio denominado FAST foi inaugurado este ano. Ele se encontra nas montanhas da depressão de Dawodang, na província de Guizhou no sudoeste da China, e é conhecido como “o olho da China no céu”. Mas por que esse nome?

obra-3-maior-telescópio-do-mundo-na-china
Imagem: bbc.com

Porque sua missão é de revelar os mistérios relacionados à origem e evolução do Universo. A construção começou a ser concebida em 1990, e suas tarefas estarão relacionadas à busca de ondas gravitacionais, exploração de matéria escura e captura de sinais que possam indicar a existência de civilizações extraterrestres!

A obra chinesa custou cerca de $171 milhões para os cofres do país, e consiste em 4,4 mil painéis de alumínio que se movem a fim de abranger diferentes áreas do céu. Por isso, os astrônomos têm grandes expectativas em relação a ele! (vocês também torcem para que achemos alguma coisa? Porque eu sim!)

4 – Três gargantas, a maior usina hidrelétrica do mundo

obra-4-tres-gargantas-maior-usina-hidreletrica-do-mundo

Foi no rio mais longo da Ásia, denominado Yangtzé com 6300 km de extensão, que em 2003 foi inaugurada a gigante e controversa Represa de Três Gargantas (Three Gorges Dam). Suas águas são capazes de gerar 22.500 megawatts, equivalente a 15 reatores nucleares.

O objetivo da construção dessa usina, além de suprir a demanda de energia, é de reduzir as grandes enchentes causadas pelo rio e também distribuir água nos períodos de seca.

turbinas-da-tres-gargantas-maior-usina-hidreletrica-do-mundo
Imagem: globaltimes.cn

Essa granda obra chinesa também é muito criticada, pois forçou a mudança de 1,4 milhão de pessoas e causou uma série de problemas ambientais. Segundo o canalenergia.com, mesmo sendo maior que a Itaipú, sua média de produção e recorde anual mundial ainda são menores que a da brasileira Itaipu.

5 – Ponte de vidro de Zhangjiajie

Essa ponte de vidro de 430 metros de comprimento, quando inaugurada em agosto de 2016, era a maior e mais alta ponte pedestre de vidro do mundo! A construção atravessa um cânion profundo e fica na beira de dois penhascos, suspensa a 300 metros acima do solo por cabos de sustentação. Coragem!

obra-5-ponte-de-vidro-sobre-um-canyon-na-china
Imagem: dezeen.com

Os painéis de vidro são fixados em uma estrutura de aço, o que permite vistas incríveis de dar frio na barriga com o canyon abaixo. Os corrimãos são ondulados e a plataforma se estreita em direção ao centro do canyon para criar uma perspectiva exagerada.

Ela chamou tanta atenção, que por sua grande popularidade teve que fechar as portas após 2 semanas de inauguração, por estar sobrecarregada de pessoas. Também havia planos para que a ponte se tornasse o ponto de partida para o maior salto de bungee do mundo e um local para desfiles, antes do seu fechamento. E aí, você encararia?

pessoas-sobre-ponte-de-vidro-sobre-um-canyon-na-china
Imagem: dezeen.com

Fontes: BBC News; g1.globo.com;

Leia também:
Conheça Los Angeles: seu urbanismo e lugares incríveis
Visitamos a UCLA, universidade referência na Califórnia

O que você achou dessas mega construções chinesas? Comenta aqui embaixo ou no instagram do Engenharia 360!

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2018 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano, foi quando surgiu a oportunidade de escrever aqui! Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários