A Golden Gate é o principal cartão-postal da cidade de San Francisco, na Califórnia. Ela é um ícone internacional e uma maravilha da engenharia, servindo não só para fins de transporte, mas também como um destino turístico para milhares de visitantes de todas as partes do mundo.

O projeto
Em 1919, as autoridades de San Francisco solicitaram uma pesquisa de viabilidade para construir uma ponte que atravessaria o canal que liga a baía de SF ao Oceano Pacífico. Esse canal é chamado de “Golden Gate Strait”, o que deu nome à ponte. Agora nós sabemos o porquê da Golden Gate (portão dourado) não ser dourada!
Nessa pesquisa de viabilidade, a maioria dos engenheiros estimou um custo de 100 milhões de dólares, o que inviabilizaria a construção dela. Foi o engenheiro Joseph Strauss quem afirmou que uma ponte era sim viável, e então estimou um custo de $25 a $30 milhões para a execução.
Ele foi a fundo e organizou todos os esforços necessários para colocar em prática o projeto, sendo eles políticos, financeiros e promocionais. Era o momento certo para atravessar o estreito, pois os centros populacionais estavam crescendo em um nível acelerado e o congestionamento do tráfego de balsas estava se tornando um problema!

A construção
Iniciou-se em 5 de janeiro de 1933 e durou 4 anos. Quando finalizada, ganhou o título de maior ponte de suspensão do mundo. A execução dessa obra é conhecida por ser a primeira a exigir fielmente o uso de capacetes e equipamentos de segurança, com ameaça de demissão caso não fossem utilizados. E mesmo com toda essa exigência, 11 trabalhadores morreram durante a construção.





Características da ponte
- Altura da base ao topo: 227 metros
- Comprimento: 2,7 Km
- Mais de 128 mil kilômetros de cabos de aço estão na ponte, suficiente para enrolar a Terra 3x na linha do Equador
- A ponte foi projetada para deformar 1,8 metros para cima e 3,3 metros para baixo
- Contém 6 faixas de tráfego de veículos, com uma largura aproximada de 27 metros
- Capacidade de carga por metro linear: 1,814.4 kg
Devido às fortes neblinas que estão presentes nessa região, foram implantadas três buzinas (foghorns) embaixo da estrada e dois na torre sul, para que os navios, sem visibilidade, possam navegar entre as fronteiras apenas pelo som. Durante a maior parte do ano, essas buzinas operam cerca de 2,5 horas por dia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A Marinha dos EUA queria que a ponte fosse pintada em listras azuis e amarelas para aumentar sua visibilidade. Mas, quando o aço chegou a São Francisco, pintado de um tom vermelho queimado, o arquiteto consultor decidiu que a cor era altamente visível e muito mais agradável aos olhos. A cor da ponte é oficialmente chamada de laranja internacional.

Ponto turístico
A Golden Gate Bridge é um lindo cenário para turistar, recebendo 10 milhões de visitantes todo ano. A cor vibrante junto das lindas paisagens de San Francisco, como as montanhas, a neblina, o mar e a silhueta dos prédios formam uma vista inesquecível. É possível aproveitar essa vista a partir das praias ao redor, das trilhas presentes nas montanhas, da Ilha de Alcatraz e dos diversos pontos de observação espalhados pelo local, os quais rendem belos retratos.

E se você se interessa em estruturas de aço, não pode deixar de cruzar por baixo dela para ver de pertinho cada detalhe! Muitos turistas também aproveitam para atravessá-la a pé ou de bicicleta, contudo, é uma aventura gelada, mesmo no verão!

Há também um centro de visitantes que abrange uma lojinha de produtos e souvenirs da ponte, uma exposição de utensílios e materiais utilizados na época em que foi construída, e também fornece muitas informações e curiosidades. Vale a pena conferir!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO




Fontes: SF Travel; Golden Gate Bridge.
Comentários

Júlia Sott
Após a formatura em engenharia civil embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano, e foi quando surgiu a oportunidade de escrever aqui! Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.